Live aborda nesta quarta saúde masculina e trata da prevenção do câncer de próstata

Live aborda nesta quarta saúde masculina e trata da prevenção do câncer de próstata

Evento terá a presença do médio Jairo Bouer

Correio do Povo

publicidade

Uma live, agendada para esta quarta-feira, irá discutir a saúde do homem. O evento “Saúde Masculina: Vamos conversar?” terá a presença do médico e palestrante Jairo Bouer e ocorrerá às 19h. O objetivo do encontro promovido pelo Sicoob é trabalhar a conscientização de homens e mulheres sobre o Novembro Azul – mês dedicado à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e especialmente focada na prevenção ao câncer de próstata. 

A transmissão será apresentada por Dangelo Dalla Rosa, Gerente Comercial do Sicoob Central SC/RS, e Marcel Bankow, Diretor Executivo da Corretora de Seguros, pelo Youtube, aberta aos associados, funcionários, dirigentes e público em geral.

Jairo Bouer tem ampla experiência em psiquiatria, saúde e comportamento. Consolidou uma forma única de se comunicar com o público, abordando temas complexos e delicados de maneira objetiva e descontraída.
Sua jornada na comunicação conta com passagens por veículos como MTV, TV Cultura, Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Revista Época, entre outros. 

Saúde masculina

Em 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. 

Novembro Azul é uma campanha de alta relevância no combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. 

O câncer de próstata é uma doença maligna e letal, que tem a prevalência em homens acima dos 50 anos. Sua estimativa é de 69 mil novos casos ao ano, ou seja, 7,8 novos casos a cada hora. A doença não tem prevenção, mas o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura. Na maioria dos casos iniciais, o paciente não tem sintomas e só a avaliação rotineira com o exame de PSA e o toque retal permitem estabelecer a suspeita e prosseguir na investigação. Caso seja constatada a doença, vários tratamentos podem ser aplicados dependendo do estágio em que a doença se encontre.

O câncer de próstata é curável em quase 100% dos casos, quando diagnosticado precocemente, com amplas chances de preservação das funções urinária e sexual.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895