Santana do Livramento receberá mais um casamento coletivo, no próximo mês de abril. A cerimônia vai ser realizada no Parque Internacional, junto à fronteira com a cidade uruguaia de Rivera e será organizada pelo Tribunal de Justiça.
Titular da 3ª Vara Civel, a juíza Carine Labres pretende dar uma dimensão binacional à cerimônia que pretende reunir 30 casais, incluindo homoafetivos. As uniões serão celebradas cerca de sete meses após a polêmica tentativa de casamento coletivo em um CTG do município. Na ocasião, a cerimônia precisou ser trocada de lugar devido a um incêndio no CTG Sentinelas do Planalto. Tradicionalistas receberam com rejeição a notícia de que um casal homoafetivo casaria no local.
O Parque Internacional foi escolhido pela magistrada é o entorno do Obelisco da Paz, que tradicionalmente acolhe o Galpão Tradicionalista Binacional, durante os festejos da Semana Farroupilha. “Queremos homenagear este local, um dos maiores símbolos de integração entre Brasil e Uruguai”, justificou a magistrada.
As inscrições estão abertas e se encerram quando atingirem o limite de 35 casais. Em caso de chuva, a cerimônia será transferida para o salão do júri, no fórum local. '
Livramento sedia novo casamento coletivo em abril
Após polêmica, juíza não exclui possibilidade de novo casamento homoafetivo no município