Localidades de Montenegro estão ilhadas por causa de cheia

Localidades de Montenegro estão ilhadas por causa de cheia

Rio Caí transbordou e alagou parte da cidade, levando quatro pontes

Ronaldo Berwanger / Rádio Guaíba e Correio do Povo

Localidades de Montenegro estão ilhadas por causa de cheia

publicidade

Ao menos duas localidades de Montenegro, – Lajeadinho e Bom Jardim –, no Vale do Caí, estão ilhadas nesta segunda-feira por causa do transbordamento do Rio Caí. Aproximadamente 100 famílias continuam desalojadas e seis desabrigadas com a cheia, que alagou alguns bairros da cidade e ainda arrastou quatro pontes – uma na localidade de Potreiro Grande, uma em Alfama e duas em Lajeadinho.

• Leia mais sobre as chuvas no Rio Grande do Sul


As águas estão 5,6 metros acima do nível normal e a tendência é de que só comecem a baixar a partir de amanhã, segundo o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall. O prefeito Percival de Oliveira disse que o município ainda contabiliza os danos, mas a estimativa é de que os prejuízos passem dos R$ 13 milhões. Os bairros mais afetados são Parque Industrial e Aeroclube.

“Essa enxurrada trouxe problemas de todas as ordens, principalmente nos acessos. O telefone não para de tocar com pedidos de ajuda. As pessoas precisam de um auxílio”, disse. Oliveira informou que deve decretar situação de emergência na terça-feira.

A Defesa Civil já reconheceu dois municípios em situação de emergência: Pareci Novo e Taquari. No entanto, outros dez devem entrar para a lista nos próximos dias. As cidades já encaminharam a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), que antecede o documento. São elas Montenegro, Piratini, Igrejinha, Santa Cruz do Sul, Fazenda Vila Nova, Tabaí, São Paulo das Missões, Cacequi, Ivoti e Paverama. Além desses locais, outros 14 foram afetados: Novo Hamburgo, São Leopoldo, Dois Irmãos, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Portão, São Luiz Gonzaga, Teotônia, São Sebastião do Caí, Santo Ângelo, Ijuí, Santa Rosa, Bagé e Santa Rosa.

Foram registradas 12 mortes por causa das chuvas. Sete delas ocorreram em Igrejinha, três em Novo Hamburgo, uma em Sapucaia do Sul e uma em Fazenda Vila Nova.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895