Lojistas de Porto Alegre aguardam posição do Executivo sobre abertura do comércio aos sábados

Lojistas de Porto Alegre aguardam posição do Executivo sobre abertura do comércio aos sábados

Empresários encaminharam solicitação ao prefeito Nelson Marchezan Jr.

Cláudio Isaías

Empresários encaminharam solicitação ao prefeito Nelson Marchezan Jr.

publicidade

Os lojistas de Porto Alegre querem ampliar o horário de funcionamento do comércio não essencial, dos centros comerciais e shoppings. Pela proposta, os serviços funcionariam oito horas e abririam aos sábados. No comércio de rua, o horário ficaria das 10h às 18h. No caso dos shoppings, das 12h às 20h. O desejo foi manifestado, nesta sexta-feira, pelo presidente da CDL POA, Irio Piva, ao explicar que o sábado é um dia fundamental para os negócios. "O movimento de segunda a sexta-feira não é suficiente para cobrir os custos. A inclusão do sábado é fundamental" ressaltou. 

Atualmente, a maioria das atividades está liberada das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira. No caso dos shoppings, o acesso do público ocorre das 12h às 19h. Segundo Piva, todos os setores seguiriam fechados aos domingos. As propostas já foram encaminhadas ao Executivo municipal e os empresários aguardam uma posição do prefeito Nelson Marchezan Júnior. "O ideal é que a abertura das lojas ocorresse neste último sábado de agosto", explicou. Caso isso não ocorra, Piva afirmou que os lojistas vão lutar pelo funcionamento das lojas no próximo sábado, dia 5 de setembro.

Já o presidente do Lide RS Grupo de Líderes Empresariais, Eduardo Fernandez, disse que é necessário que o comércio e shoppings possam estender o horário de funcionamento e que haja uma flexibilização aos sábados. "O sábado é um dia muito importante para o comércio não essencial, centros comerciais e shoppings em termos de vendas", acrescentou.

Para Fernandez, é fundamental que os lojistas nos próximos dias possam funcionar até 20h ou 21h, de segunda-feira a sábado. Um levantamento do Sindilojas Porto Alegre apontou o fechamento de 20% das lojas da Capital e mais de nove mil pessoas perderam seus empregos em função da crise da Covid-19. Tanto o Sindilojas quanto a CDL POA informaram que adotaram todas as medidas de segurança para o trabalho dos funcionários e para receber os clientes.

Com o funcionamento do comércio não essencial, o movimento de pessoas foi intenso na manhã de ontem no Centro de Porto Alegre. A circulação de público acontece nas ruas dos Andradas, Doutor Flores e Voluntários da Pátria. Estes locais concentram a maioria das grandes lojas que abriram às 10h para atender os clientes. Os estabelecimentos comerciais de rua fechaM às 17h. Já os shoppings e os centros comerciais, encerram suas atividades às 19h. A abertura dos estabelecimentos está prevista para a próxima segunda-feira, às 10h.
 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895