Lojistas de Porto Alegre buscam ampliar abertura do comércio para recuperar economia do setor

Lojistas de Porto Alegre buscam ampliar abertura do comércio para recuperar economia do setor

Empresários devem se reunir, ainda nesta seman,a com o prefeito Marchezan para discutir a abertura de segunda a sexta-feira

Cláudio Isaías

Movimento no Centro da Capital foi intenso nesta segunda-feira

publicidade

As lojas do comércio não essencial de Porto Alegre querem ampliar o horário de atendimento dos clientes de segunda a sexta-feira. Desejam que a abertura ocorra às 10h e o fechamento às 20h. Além disso, os empresários pretendem discutir com a prefeitura a abertura dos estabelecimentos aos sábados.

O anúncio foi feito, nesta segunda-feira, pelo presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, ao explicar que as vendas apresentaram queda entre 30% e 40% em relação ao mesmo período do ano passado. A proposta dos lojistas será tratada ainda esta semana com o prefeito Nelson Marchezan Júnior. As lojas de rua da Capital estarão funcionando até sexta-feira, das 10h às 17h, e nos shoppings e centros comerciais das 12h às 19h.

Segundo Kruse, a extensão do horário será uma maneira do setor se recuperar dos prejuízos em função da pandemia. Um levantamento do sindicato aponta que cerca de nove mil trabalhadores foram demitidos e 20% dos estabelecimentos comerciais encerraram as atividades a partir de março, quando a Covid-19 chegou ao Estado. Os empresários querem a permissão da prefeitura para abrir a partir do próximo sábado ou em 5 de setembro.

Hoje, a circulação de pessoas permaneceu intensa no entorno das chamadas “grandes lojas” do Centro Histórico, principalmente na rua dos Andradas. Muitas pessoas foram às compras e outras preferiram conferir as novidades oferecidas. Outros pontos de grande movimento de pedestres foram as ruas Voluntários da Pátria, Doutor Flores e Otávio Rocha.

Na avenida Azenha, a circulação foi maior nas agências lotéricas e bancárias. Já a movimentação nos shoppings João Pessoa, Total, Rua da Praia, Iguatemi, Praia de Belas e BarraShoppingSul foi tranquila, com os clientes chegando aos estabelecimentos comerciais por volta do meio-dia . Na chegada, todos os clientes eram informados sobre do uso obrigatório da máscara e do álcool em gel.

Entre as medidas de prevenção adotadas pelos estabelecimentos comerciais, segundo o Sindilojas, estão rotinas de higienização, uso de Equipamento de Proteção Individual (EPIs) específicos para funcionários e clientes e aferição de temperatura. Os lojistas receberam uma cartilha com as práticas que devem ser adotadas em sua rotina no recebimento das mercadorias.

O movimento na avenida Assis Brasil, uma das principais vias de circulação e de comércio de Porto Alegre, também aumentou nos últimos dias. Os serviços mais procurados na região continuam sendo os bancos e lotéricas, além de supermercados e minimercados. Nestes locais, os funcionários informam os clientes sobre a necessidade de uso da máscara.

Em alguns locais em que não há funcionários para informar sobre a utilização da máscara, foram colocados cartazes com a mensagem: "Obrigatório o uso de máscaras". Tanto nos bairros quanto nos terminais de ônibus, agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) orientam sobre o uso da máscara e o distanciamento nas filas no momento do embarque.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895