Lojistas e clientes aprovam mudanças nas regras de combate à pandemia

Lojistas e clientes aprovam mudanças nas regras de combate à pandemia

Para presidente da CDL, a sociedade não pode confundir comércio aberto com descuido em relação à Covid-19

Cláudio Isaías

Lojistas e clientes aprovam a flexibilização das regras para o comércio durante a pandemia da Covid-19 promovido pelo prefeito Sebastião Melo

publicidade

As medidas anunciadas nessa segunda-feira pelo prefeito Sebastião Melo com mudanças nas regras de enfrentamento à Covid-19 foram bem recebidas pelos lojistas e pelos clientes em Porto Alegre. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), Irio Piva, afirmou nesta terça que os cuidados dentro dos estabelecimentos comerciais seguirá muito forte. "O varejo é um lugar seguro. Se tomarmos todos os cuidados não haverá problemas. O preocupante são as aglomerações em festas", ressaltou. Piva elogiou o prefeito ao destacar que ele foi coerente com o que foi dito na sua campanha eleitoral de adequar as regras da Capital ao do Estado. "Os lojistas seguem com seus cuidados porque a pandemia do coronavírus ainda não foi vencida", acrescentou. 

Segundo Piva, a sociedade  não pode confundir comércio aberto com descuido ao vírus. Já o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, afirmou que foi muito importante flexibilizar as regras do comércio e que o importante é evitar aglomerações como ocorre em festas. "Os lojistas seguem todos os protocolos de segurança no combate ao coronavírus. As lojas são locais extremamente seguros aos clientes", destacou. Conforme Kruse, é fundamental permitir que a economia siga funcionando porque ela também é saúde. 

O movimento no comércio de rua, centros comerciais e shoppings foi tranquilo nesta manhã no Centro Histórico de Porto Alegre. Na rua dos Andradas e Doutor Flores, no Centro Histórico, as lojas funcionaram com poucos clientes nas primeiras horas da manhã. Com a circulação tranquila nos estabelecimentos comerciais, muita gente aproveitou para realizar a troca de presentes.

As grandes redes como Marisa, Americanas, C&A, Renner, Paquetá, Gaston, Colombo e Magazine Luiza também tiveram um movimento tranquilo. Esses locais concentram a maioria das grandes lojas de departamentos, roupas, calçados e eletrodomésticos, além de bazares. Na entrada das lojas, os funcionários observavam o uso da máscara e informavam sobre os locais com álcool em gel. A dona de casa Maria Fernanda Santos, moradora do bairro Teresópolis, elogiou a medida adotada pela prefeitura de retirar limites do comércio. "Mesmo com a flexibilização, o ideal é que as pessoas sigam utilizando máscara e evitem aglomerações", ressaltou. 

O decreto 

O funcionamento do comércio de rua, shoppings center e centros comerciais é com equipes reduzidas e com a adoção dos protocolos de segurança como o uso da máscara dentro das lojas e o fornecimento do álcool em gel. A prefeitura publicou na segunda-feira, em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, o decreto 20.889 no qual o Município adere ao Sistema Estadual de Distanciamento Controlado. 

O documento, assinado pelo prefeito Sebastião Melo, prevê ainda que, caso necessário, a Capital adotará medidas de controle sanitário e epidemiológico mais restritivas que o Estado. A nova determinação uniformiza as regras municipais e estaduais e, com isso, evita embates judiciais e oferece mais segurança jurídica aos setores econômicos, à população e à administração municipal. O prefeito Sebastião Melo disse que as medidas foram discutidas com as equipes do Município e respeitam as regras estaduais.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895