Lojistas projetam aumento de 23,7% nas vendas para Dia das Mães

Lojistas projetam aumento de 23,7% nas vendas para Dia das Mães

Segundo pesquisa, 59,3% das compras devem ser realizadas em dinheiro

Mauren Xavier / Correio do Povo

publicidade

Em clima de otimismo, os lojistas da Capital acreditam que as vendas do Dia das Mães vão ter crescimento de R$ 23,7% neste ano. Esse é o resultado de pesquisa exclusiva divulgada pelo Sindilojas Porto Alegre, divulgada na manhã desta quarta-feira.

Um dos dados que mais chama a atenção é a estimativa de compras em dinheiro, que devem chegar a 59,3% das transações. Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Ronaldo Sielichow, isso se deve a dois fatores. O primeiro é que na compra em dinheiro o cliente pode fazer alguma negociação, com redução nos gastos. O segundo está relacionado às taxas cobradas pelos bancos em algumas operações e a ausência de cartão de débito. "Esse resultado realmente surpreendeu, principalmente quando se acredita que há a redução de uma maneira geral no uso do dinheiro em espécie", afirmou ele. 

Em relação ao levantamento, chama a atenção o número de clientes que deverá gastar até R$ 100 que é de 63%. Além disso, a estimativa é de que o preço médio dos presentes seja de R$ 107,10. Entre os tipos, uma diferença em relação aos anos anteriores. Os eletrodomésticos perderam espaço e as roupas lideram a intenção de compras, com 51,3%. Os perfumes e artigos de beleza aparecem com 24%, flores, com 9,8%, e joias e acessórios com 9,3%.

Compras de última hora

As compras de última hora deverão predominar. O levantamento prevê que mais de 60% dos consumidores vão fazer as compras uma semana antes da data e 22% na véspera ou no dia. Mesmo assim, 100% dos pesquisados afirmaram que irão adquirir presentes.

Segundo o presidente do Sindilojas Porto Alegre, a pesquisa é importante por servir de base aos consumidores e aos lojistas, que poderão definir de maneira mais ampla as suas ações de venda. Tanto que a tendência é de que 68% dos lojistas vão promover ações especiais para o Dia das Mães. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 26 de março e envolveu 400 consumidores e 100 lojistas de todas as regiões da cidade.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895