Lua de Marte, Fobos pode ser destruída em alguns milhões de anos

Lua de Marte, Fobos pode ser destruída em alguns milhões de anos

Força exercida pelo planeta estaria rompendo a superfície do satélite natural

Correio do Povo

Força exercida pelo planeta estaria rompendo a superfície do satélite natural

publicidade

As misteriosas falhas geológicas que cruzam a superfície do maior satélite de Marte, Fobos, podem ser o prenúncio de um fim cataclismo da lua marciana. A informação foi revelada pela Agência Espacial Norte-Americana, em pesquisa divulgada nesta terça-feira. Marte atrai Fobos para mais perto, cerca de dois metros a cada 100 anos, e as forças gravitacionais envolvidas pressionam as estruturas internas do objeto celeste.

De acordo com os pesquisadores, Fobos pode ser completamente destruído entre 30 e 50 milhões de anos. "Acreditamos que a lua já começou a ruir, e os sinais disso são as fissuras lineares em sua superfície, destacou o chefe de pesquisa Terry Hurford.

A teoria é que as forças de maré, dos movimentos orbitais entre Fobos e Marte, está deformando o corpo menor. Fobos é a lua mais próxima de seu planeta em todo o Sistema Solar e as forças exercidas estariam deformando de forma intensa seu interior.

O satélite teria um núcleo pouco consolidado, conforme os cientistas. "Praticamente uma pilha de escombros, unidos precariamente", aponta a pesquisa. Desta forma, a força exercida por Marte seria o suficiente para em alguns milhões de anos fraturar completamente a crosta da lua, que se desmancharia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895