Os presidentes do Brasil e Colômbia criticaram nesta segunda-feira a legalização das drogas como instrumento para combater o narcotráfico. Luiz Inácio Lula da Silva e Álvaro Uribe participaram durante a manhã de um encontro com empresários dos dois países na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Durante entrevista coletiva, Lula foi questionado sobre a defesa que seu antecessor, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, tem feito a respeito da legalização da maconha. “Não acredito que a legalização das drogas venha a reduzir o problema do consumo”, afirmou. Para Lula, cabe aos países ricos fazer políticas para reduzir o consumo de seus usuários de drogas.
O presidente brasileiro defendeu a criação de um conselho de combate ao narcotráfico dentro da União das Nações Sul-Americanas "para combater o narcotráfico e ter autoridade moral para pedir aos países ricos que combatam (o uso de drogas) junto aos usuários de seu país".
Uribe defendeu, por sua vez, uma posição semelhante a do presidente brasileiro. “O terrorismo se alimenta do consumo e da produção de drogas. É muito difícil para a Colômbia acabar com a produção de drogas se o mundo a legaliza através de seu consumo”, disse.
As informações são do R7.
Lula e Uribe se dizem contra a legalização da maconha
Presidentes participaram de um encontro hoje com empresários dos dois países