Médicos residentes em greve fazem passeata em Porto Alegre

Médicos residentes em greve fazem passeata em Porto Alegre

Estudantes de Medicina pedem reajuste da bolsa-auxílio e melhores condições de trabalho

Bibiana Borba / Rádio Guaíba

publicidade

Em greve nacional há uma semana, médicos residentes fazem manifestação desde às 8h30min desta terça-feira, na região central de Porto Alegre. Após concentração na rua Ramiro Barcellos, em frente ao Hospital de Clínicas, o grupo deu início a uma caminhada pela avenida Protásio Alves por volta das 10h20min. A passeata segue pelo sentido bairro-Centro da Oswaldo Aranha e rua Sarmento Leite, até chegar ao Complexo da Santa Casa de Misericórdia, na avenida Independência.

Conforme o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), há adesão ao movimento entre médicos que passam por formação no Clínicas, Grupo Hospitalar Conceição, Santa Casa, Ernesto Dornelles, Mãe de Deus e Presidente Vargas. O Hospital de Clínicas, que conta com cerca de 500 residentes, é o único que admite algumas restrições nos atendimentos em razão da paralisação. Do total de mais de 4 mil consultas ambulatoriais previstas nessa segunda, cerca de 50 foram adiadas.

A categoria pressiona o governo federal por reajuste da bolsa-auxílio, congelada em R$ 2.956 há dois anos. Ainda, cobram mais qualidade nos programas de formação, fiscalização de hospitais que abriram programas nos últimos anos e interrupção da expansão indiscriminada de vagas.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895