Segundo o presidente da Associação Nacional dos Médicos Residentes, Nívio Moreira, a orientação para que a categoria encerre o protesto foi encaminhado na sexta-feira passada. A paralisação durou um mês.
Os residentes reivindicavam aumento de 38% no valor pago pelas bolsa-auxílio, que é quitada pelo Ministério da Educação. Outro pedido era de que o governo federal cumprisse os acordos que previam reajustes entre 2006 e 2010. Além disso, a categoria queria o recebimento de benefícios, como licença maternidade e férias. O valor da bolsa-auxílio atualmente é de R$ 1.916,45.
A última proposta de aumento oferecida pelo Ministério da Educação foi de 22%. Apesar do final da greve, a categoria e o governo ainda vão realizar nova reunião nos próximos dias para definir como será dada a reposição dos valores da bolsa.