Macaco-aranha é novo habitante do Gramadozoo

Macaco-aranha é novo habitante do Gramadozoo

Animal fará companhia a três fêmeas que esperavam por um macho há dois anos e meio

Correio do Povo

Animal foi trazido de zoológico de Santa Catarina

publicidade

Um macaco-aranha de cara vermelha é o novo morador do Zoológico de Gramado. Com olhos azuis e longa cauda, o animal chegou nesta quinta-feira para fazer companhia a três fêmeas da espécie que esperavam por um macho havia dois anos e meio. O primata foi trazido de um zoológico de Santa Catarina.

Segundo o veterinário Renan Stadler, o macaco-aranha-de-cara-vermelha, originário da Amazônia e do Pantanal, corre grande risco de extinção. Com a chegada do macho, o zoo espera reproduzir a espécie. “Os estudos de reprodução em cativeiro servem de parâmetro para pesquisas sobre os animais de vida livre”, afirma.

O veterinário explica que o macho deve escolher uma das fêmeas para formar o casal dominante do grupo. “Na natureza, a espécie vive em bandos de sete a 10 animais. Ele vai escolher uma das fêmeas para formar o casal alfa, mas pode acasalar com todas”, diz.

Em fase de adaptação, o macaco passou por exames de rotina antes de ser solto no recinto. O novo habitante ainda está um pouco tímido em meio às novas companheiras, conforme o veterinário. “Eles ainda estão tendo os primeiros contatos, mas a adaptação é boa”, conta.

Segundo Stadler, o macaco-aranha é um dos mais ágeis primatas. “Apesar de não possuir o dedo polegar, a espécie tem muitas habilidades. O macaco-aranha possui uma longa cauda preênsil, que é utilizada como quinto membro e facilita a vida no topo das árvores”, explica.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895