Mais de 130 pessoas morrem por mês no trânsito gaúcho

Mais de 130 pessoas morrem por mês no trânsito gaúcho

Balanço do Detran aponta para redução no número de vítimas fatais e no de acidentes com morte

Correio do Povo

Número de acidentes caiu no Rio Grande do Sul

publicidade

O trânsito está mais seguro no Rio Grande do Sul, mas ainda assim, em média, 131 pessoas morreram por mês em 2019. É o diagnóstico do balanço da acidentalidade do Detran-RS. O balanço entre janeiro e agosto deste ano indica o menor número de vítimas fatais desde 2007, quando o órgão adotou a metodologia atual. A análise estatística leva em conta todas as ocorrências com morte no trânsito gaúcho, de vias urbanas a rodovias estaduais e federais.

Nos oito primeiros meses de 2019, houve 1.049 vítimas fatais no trânsito do Rio Grande do Sul. As mortes foram causadas a partir de 955 acidentes. O Detran considera como vítima fatal aqueles que vão a óbito até 30 dias após acidente. No mesmo período do ano passado, 1.124 pessoas morreram depois de 1.008 acidentes. 

O número de vítimas em 2019 é o menor desde o início da série histórica. Além disso, também é a primeira vez que os oito primeiros meses terminam com menos de 1,1 mil mortos no trânsito. A queda, porém, não é sempre consecutiva, mas já é uma tendência se consolida desde 2017. 

Acidentes fatais ocorrem mais aos fins de semana

Conforme os dados do Detran, a maioria dos acidentes que geraram mortes aconteceu aos fins de semana, endo sábado o dia que concentrou a maior parte das ocorrências, seguido de domingo. O período da noite, compreendido entre 18h e 23h59min, foi o mais violento. 

Quanto às vítimas, quase 80% eram homens. Dos 1.049, 828 eram do sexto masculino e 220, do feminino. Um caso não foi informado. Os condutores de automóveis são a maior parte das vítimas (298), seguido pelos motociclitas (266).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895