Geral

Mais de 3 mil participam de carreata cultural em Gravataí

Público acompanhou apresentações artísticas promovidas pelo CTG Carreteiros da Saudades

Público acompanhou apresentações artísticas promovidas pelo CTG Carreteiros da Saudades
Público acompanhou apresentações artísticas promovidas pelo CTG Carreteiros da Saudades Foto : Camila Domingues
Mis de três mil pessoas participaram neste final de semana da 15ª Carreteada Artísticas e Cultural promovidas pelo CTG Carreteiros da Saudades, no bairro Bonsucesso, em Gravataí. Com a presença de diversas entidades tradicionalistas, o público pôde acompanhar apresentações de dança, individual e em grupo, declamações de poesia e as escolhas das prendas. As atividades iniciaram-se na noite de sexta-feira e terminaram neste domingo com as premiações aos melhores participantes.

Segundo o patrão do GTC Carreteiros da Saudade, Nery Facin, esse é um momento de valorização da cultura gaúcha e de confraternização entre as entidades. “Aproveitando a proximidade com a Semana Farroupilha, para reunir os tradicionalistas e relembrar a nossa história de lutas”, ressaltou ele, lembrando que o evento integra o calendário de atividades da cidade.
Na manhã de ontem, as atenções foram voltadas aos grupos de dança mirim, com idade de até 13 anos. A competição foi aberta pelo grupo “Amanhecer do Rincão”, de Gravataí. Segundo o instrutor Juliano Mendes, o CTG é recente, com pouco mais de um ano, e vem desenvolvendo um trabalho social importante na comunidade, em especial com as crianças. “Este é um caminho para evitar que os jovens não entrem no mundo das drogas e que passem a valorizar mais a sua cultura e tradição”, afirmou ele.

As apresentações de dança dos grupos mirins foram seguidas pelos das categorias juvenil, de até 17 anos, e de adulto, a partir de 18 anos. Uma das disputadas acirradas foi a das escolhas das prendas, que contou com mais de 25 participantes em cada uma das duas categorias, mirim e adulta.

O evento teve o apoio da Prefeitura de Gravataí, por meio da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc). Segundo o presidente da Fundação, Juliano Rocha, os investimentos em atividades de valorização da cultura gaúcha têm sido ampliados nos últimos anos. Ele lembrou que são realizados mais de três eventos municipais por ano de tradicionalismo, inclusive, alguns com amplitude estadual e internacional. O próximo evento que deverá mobilizar a cidade é o Rodeio Internacional do Mercosul, que será realizado entre 24 e 28 novembro.


Bookmark and Share