De acordo com os dados divulgados pela EPTC nesta segunda-feira, também houve queda na quantidade de vítimas fatais. No ano passado, foram 32 óbitos. Já entre janeiro e junho de 2011 ocorreram 26 mortes. O maior número de atropelamentos foi registrado em maio: 131 casos.
A coordenadora da Equipe de Educação para o Trânsito da EPTC, Léa Bittencourt, ressaltou que as estatísticas sinalizam para um melhor comportamento dos condutores no trânsito. “Todo motorista é pedestre, mas nem todo pedestre é motorista”, assinalou ela, acrescentando que a Campanha do Novo Sinal de Trânsito produz bons resultados.
Léa assegurou que os condutores estão respeitando o sinal e as pessoas atravessam menos fora da faixa.
Segundo ela, os pedestres também devem adotar medidas preventivas para evitar os acidentes. “É desaconselhável atravessar entre automóveis, pois alguns motociclistas têm o hábito de cortar o caminho e podem gerar um acidente”, declarou. Outro hábito que se tornou comum é fazer uso do telefone celular no momento de realizar a travessia. “É tão perigoso quanto dirigir e conversar no telefone”, disse.
Os agentes da EPTC também aconselham atenção especial nas proximidades dos corredores de ônibus. “A pressa para não perder o coletivo gera uma desatenção perigosa. As pessoas atravessam a rua olhando apenas para um lado e, agindo desta forma, correm riscos desnecessários. Léa enfatizou que o respeito pela vida deve vir primeiro. Utilizar a faixa e andar na calçada são algumas boas dicas para evitar acidentes.