Geral

Mais de 65,4 mil carros cruzam freeway rumo ao Litoral

Previsão da Concepa é de 80 mil veículos no sábado de Carnaval

Previsão da Concepa é de 80 mil veículos no sábado de Carnaval
Previsão da Concepa é de 80 mil veículos no sábado de Carnaval Foto : Concepa / Divulgação CP
A movimentação foi intensa rumo ao Litoral Norte nesta sexta-feira de Carnaval. A Triunfo Concepa registrou mais de 65,4 mil carros no pedágio de Gravataí até a meia-noite. Apesar do tráfego intenso, o número não atingiu a projeção da concessionária, de 70 mil veículos. Para sábado, a previsão é de que outros 80 mil motoristas passem pela rodovia.

O pico de movimento ocorreu por volta das 16h, quando chegou a 82 carros por minuto na média de uma hora. No início da noite, foram registrados pontos de lentidão na aproximação dos pedágios e na área de Glorinha após um acidente. Os acessos à Estrada do Mar e BR 101 também tiveram gargalos de movimentação.

Para evitar congestionamentos, a concessionária indica pegar a estrada somente após as 18h de sábado. Para a volta do litoral, o ideal será preparar as malas para terça-feira até as 10h.

Tanto na ida quanto na volta do litoral a Triunfo Concepa poderá, em ação conjunta com a PRF, liberar o acostamento como faixa adicional. No sentido Capital-litoral, a liberação pode ocorrer entre os quilômetros 75 e 60, em Gravataí. Já no sentido litoral-Capital, o uso do acostamento, quando ocorre, vai do km 1,5, em Osório, até o km 26, em Santo Antônio da Patrulha.

O motorista deve ficar atento se o acostamento está ou não liberado para o tráfego, observando os painéis com sinais luminosos piscantes. Somente quando eles estiverem ativos será permitido trafegar no acostamento, com velocidade máxima de 70 km/h.

Papa fila

Na ida para o litoral, sempre que houver formação de fila expressiva nas praças de pedágio de Gravataí e Santo Antônio da Patrulha, a Concepa fará a Operação Papa Fila. Funcionários vão recolher as tarifas de pedágio já nas filas, agilizando a passagem nas cancelas.