Geral

Mais de 70 motoristas são autuados na Capital por não respeitarem a faixa

Objetivo é garantir segurança e diminuir atropelamentos

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) autuou nessa terça-feira 76 motoristas que não respeitaram a travessia de pedestres em faixas de segurança sem semáforo em Porto Alegre. Ontem foi o primeiro dia de reforço na fiscalização especial para coibir o excesso de velocidade nos corredores de ônibus e o desrespeito às faixas de segurança sem sinaleira.

O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, afirma que as ações dos agentes complementam a ação diária de fiscalização e serão rotineiras: “Nosso trabalho será diário. O objetivo é garantir uma maior segurança dos pedestres, buscar uma mudança de cultura do nosso trânsito. A autuação só acontece para quem desrespeita a travessia, com riscos de atropelamento”.  Os motoristas que desrespeitarem pedestres na travessia em faixas de segurança sem semáforo estão sujeitos à multa de R$ 191,54 e à soma de sete pontos na carteira de habilitação.

Corredores

Nos corredores de ônibus das avenidas Osvaldo Aranha e Assis Brasil não foi registrada qualquer infração por excesso de velocidade. Além do monitoramento, estão sendo distribuídos oito mil panfletos educativos aos condutores de coletivos, reforçando a conduta segura nos corredores.

A EPTC segue intensificando a fiscalização nas faixas exclusivas de transporte coletivo, principalmente nas áreas das estações onde a velocidade máxima é de 30 km/h. A utilização do radar móvel não terá aviso prévio e tem como objetivo fazer cumprir os limites de velocidade, com uma maior proteção do pedestre.

As medidas foram implantadas com o apoio de representantes dos rodoviários, consórcios, Metroplan, Associação dos Transportadores Metropolitanos (ATM) e Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), visando reduzir acidentes e atropelamentos.


Bookmark and Share