Geral

Manifestantes desocupam prédio do Ministério da Fazenda em Brasília

Integrantes da Fetraf deixaram local após reunião com Joaquim Levy

Manifestantes haviam invadido Ministério da Fazenda em Brasília
Manifestantes haviam invadido Ministério da Fazenda em Brasília Foto : Antônio Cruz/ Agência Brasil / CP
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, reuniu-se com lideranças da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) para receber a pauta de reivindicações da entidade, que promove um protesto desde o início da manhã desta terça-feira em frente ao ministério em Brasília. Após a reunião interna, os representantes da Fetraf desocuparam o prédio. Eles foram informados que haverá uma reunião, às 11h30min, com os ministros da Fazenda; do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, e da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto, para tratar das reivindicações.

Levy estava acompanhado do secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, e do secretário de Acompanhamento Econômico, Paulo Corrêa. As negociações começaram ainda na porta do ministério, com muita confusão. O ministro foi empurrado por manifestantes e precisou de escolta para entrar no prédio. Levy disse que também estava negociando sobre o tema com o Palácio do Planalto. "Estou aguardando posicionamento do Palácio (do Planalto) e do ministro Rossetto (Miguel Rossetto, da Secretaria-Geral da Presidência)", disse.

Os manifestantes, que bloqueiam a entrada principal do Ministério da Fazenda desde as 5h40min, invadiram todos os andares do prédio. Eles protestam por crédito, habitação e investimento para o setor.