Massa de ar frio tomará conta do Rio Grande do Sul

Massa de ar frio tomará conta do Rio Grande do Sul

Sol vai predominar na maioria das regiões, com mais nuvens no Leste e no Norte

MetSul

Frio voltará com força ao Rio Grande do Sul neste domingo

publicidade

Uma massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica cobrerá o Rio Grande do Sul durante este domingo e definirá as condições do tempo no Estado. O sol predomina na maioria das regiões com mais nuvens no Leste e no Norte. O vento Sul continua a soprar, uma vez que o ar frio segue ingressando no território gaúcho.

O amanhecer já vai ter mínimas muito baixas, especialmente no Sul e na Campanha. Nas demais regiões, as mínimas do domingo ocorrem no final do dia, quando o resfriamento será acentuado. As máximas deste domingo serão as mais baixas até agora no ano.

As mínimas devem ser registradas em Uruguaiana e Bagé, com 5ºC. Em Porto Alegre, a temperatura vai variar entre 12ºC e 21ºC. 

Massa polar marca uma ruptura climática

A massa de ar frio tem relevância maior que encerrar a sequência de dias amenos e quentes que vinha se registrando. Ela marca uma ruptura no padrão climático. Antes do atual episódio de frio, o último tinha ocorrido no fim de março, logo, há quase um mês. A partir de agora, as incursões de ar frio vão se tornar mais frequentes e menos espaçadas.

A segunda metade de abril, aliás, é pródiga em estabelecer padrão de temperatura que gradualmente se aproxima das condições de inverno. Até com eventos extremos. No começo da segunda quinzena de abril de 1999, só para citar um episódio mais recente, o Sul do Brasil foi atingido por histórica onda gelada que trouxe neve até incrivelmente cedo para áreas elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No evento de 1999, a temperatura atingiu 1,0ºC no dia 16 em Cambará e 0,6ºC dia 17 em Bom Jesus. Porto Alegre teve 8,4ºC no dia 16 na estação do Jardim Botânico.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895