Maternidade do Hospital São Camilo de Esteio fecha para reforma

Maternidade do Hospital São Camilo de Esteio fecha para reforma

Remodelação aumentará vagas em UTI Neonatal de cinco para 25

Dico Reis / Rádio Guaíba

Maternidade do Hospital São Camilo de Esteio fecha para reformas a partir de hoje

publicidade

A Maternidade do Hospital São Camilo em Esteio, na região Metropolitana, está fechada a partir desta segunda-feira para reformas. A expectativa é de que as obras sejam concluídas em dezembro. Até lá, os atendimentos a gestantes serão direcionados para o Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, ou outras instituições da região do Vale do Sinos.

O número de leitos na UTI Neonatal do São Camilo terá um aumento de cinco para 25. O processo de reestruturação vai tornar o hospital referência regional em obstetrícia. Os 25 leitos serão divididos em 10 vagas na UTI Neonatal e 15 para cuidados semi-intensivos. As pacientes que procurarem o Hospital São Camilo durante o processo de reforma, que não tenham condições de deslocarem-se por conta própria ao Hospital Getúlio Vargas, serão encaminhadas por um veículo da instituição sem custo algum.

Desde março de 2013, o São Camilo atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde, o que elevou o repasse de verbas por parte dos governos estadual e federal, de R$ 10 para R$ 38 milhões. Para receber o valor, a instituição se comprometeu a ampliar o atendimento gratuito à população 24 horas por dia  sete  dias por semana. Além disso, a instituição também precisa se adaptar para virar referência para gestantes de alto risco, o que passa a ser feito com a reforma na maternidade.

Pelo novo contrato, serão oferecidos, anualmente, 30 mil atendimentos de urgência, 60 mil consultas médicas, 1,2 mil cirurgias ambulatoriais, 3,6 mil tomografias computadorizadas, 17 mil tratamentos em nefrologia, por exemplo. A emergência já foi reformada e novos médicos foram contratados, além de estabelecida parceria entre o hospital São Camilo e a Fundação Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, para consultoria na gestão administrativa.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895