Maternidade do Hospital São José em Ivoti será fechada

Maternidade do Hospital São José em Ivoti será fechada

Instituição realizava uma média de 15 partos por mês

Stephany Sander

Maternidade do Hospital São José em Ivoti será fechada

publicidade

A maternidade do Hospital São José, de Ivoti, será fechada no dia 8 de dezembro. A ação, segundo a administradora da instituição, Sabrina Garcia, foi a maneira encontrada para driblar a crise, e a falta de recursos sem alterar o funcionamento de outras especialidades do local.

"Desde o início do ano também estávamos com dificuldade para escalar pediatras para a sala de parto. A partir do dia 8, ocorrerá o redirecionamento, através do Sistema Único de Saúde (SUS), do atendimento as gestantes da nossa casa de saúde para o Hospital Getúlio Vargas, de Estância Velha", explica a administradora, salientando que o pré-natal e todo o serviço de acompanhado das futuras mamães seguirá sendo feito em Ivoti normalmente.

O Hospital São José realiza uma média de 15 partos por mês, atendendo também, grávidas de Presidente Lucena, Lindolfo Collor e São José do Hortêncio. O remanejo das pacientes para a cidade de Estância Velha ocorrerá a partir de uma definição do Comissão de Intergestores da 1ª Coordenadoria Regional de Saúde (Vale do Sinos), com o aval da Secretaria Estadual de Saúde, que prevê a medida como a regionalização do serviço obstetrício.

A secretária de Saúde de Estância Velha, Angela Marmitt, afirma que a ação resultará em um aumento para a casa de saúde do município, que já realiza cerca de 35 partos mensais. "Temos totais condições de atender esta demanda de Ivoti e das outras cidades, e com o incremento do repasse por parte do governo do Estado, poderemos qualificar ainda mais esse atendimento que já é feito as gestantes", salienta Angela, destacando que a instituição já conta com plantão 24 horas de pediatra e obstetra. A meta para 2016 é pleitear uma UTI Neonatal, devido ao crescimento da demanda de recém-nascidos no hospital.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895