Melo anuncia cem novos ônibus para o transporte coletivo em 2022

Melo anuncia cem novos ônibus para o transporte coletivo em 2022

Acordo entre Prefeitura e empresário possibilitou renovação de parte da frota

Felipe Uhr

Prefeitura apresentou nova frota de ônibus de Porto Alegre

publicidade

O prefeito Sebastião Melo (MDB) anunciou na tarde desta segunda-feira a troca de parte da frota de ônibus em Porto Alegre, sem informar maiores detalhes . “Nós teremos uma renovação de frota de quase 100 ônibus este ano. Um acordo que nós assinamos com os empresários, então a frota entrará de 80 a cem ônibus”, informou durante durante assinatura protocolo de intenções de incentivo à qualificação dos profissionais do transporte coletivo, que ocorreu no dia de ontem na sede do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/ Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Para o futuro, Melo disse que a intenção é colocar ônibus elétricos mas para que isso aconteça o contrato com as atuais empresas que o operam o sistema do transporte público, tem de ser revisto. “por exemplo pra eu colocar ônibus elétrico, custa R$ 2 milhões, o comum custa R$ 650 mil, um terço do valor. Significa que nós vamos ter que repactuar os contratos.”

Melo ainda salientou que a integração do transporte público metropolitano é fundamental, mas que cabe ao próximo governador realizá-la. “Eu espero que o próximo governador do Rio Grande do Sul olhe para a região Metropolitana, nessa área. O poder político tem que sentar… tem que sentar o governador com os prefeitos e determinar “está determinado a integração” e dar um prazo para isso. Aí as coisas acontecem… Se não acontecer isso, nada vai acontecer."  Em relação ao transporte público o governo ainda trabalha na privatização da Carris, o que deve ocorrer até maio ou abril do ano que vem. Um novo modelo de venda está sendo estudado. “O que nós queremos é nos desfazer da empresa e que assuma quem realmente opere transporte e faça um bom serviço.”


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895