Melo anuncia novos locais para vacinação drive-thru em Porto Alegre

Melo anuncia novos locais para vacinação drive-thru em Porto Alegre

De acordo com o prefeito, sistema começa a operar no Ministério Público a partir de amanhã, e há tratativas para implementação na Arena e no Beira-Rio

Correio do Povo

Prefeito visitou Unidades de Saúde nesta manhã

publicidade

* Com informações de Cláudio Isaías

O prefeito Sebastião Melo anunciou nesta quinta-feira que Porto Alegre ganhará novos locais de vacinação contra a Covid-19 no modelo drive-thru, o qual possibilita que as pessoas recebam doses do imunizante dentro de seus carros. Conforme o chefe do Executivo gaúcho, o Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80) passa a integrar a rede a partir de amanhã, quando começa a vacinação de idosos acima de 85 anos. "A partir de amanhã temos mais um drive-thru no Ministério Público. E o Inter e o Grêmio também autorizaram. São dois símbolos da sociedade", comentou durante visita à Unidade de Saúde Modelo para acompanhar a campanha. A operação destes novos locais será definida ao longo do dia. 

“A abertura vai facilitar, descentralizar e agilizar a imunização dos idosos. A vacinação é o que há de mais importante neste momento”, disse o prefeito. “O trabalho que a equipe está fazendo é excepcional, um atendimento humanizado e acolhedor”, observou. Com a oferta de mais três locais de vacinação, a prefeitura espera reduzir o tempo de espera e evitar filas, uma questão registrada tanto ontem quanto hoje pela manhã.

Em nota, a Arena do Grêmio confirmou as tratativas para disponibilizar o complexo multiuso como um drive-thru para a vacinação. Informa, ainda, "que está aguardando a Prefeitura de Porto Alegre para que sejam feitos os alinhamentos do modelo de operação, este sob responsabilidade do executivo. Por conta disso, ainda não há previsão de que a vacinação na Arena seja iniciada".

Conforme Melo, "a cidade está preparada para fazer a vacinanação", mas o processo é um aprendizado. "É normal que, pela ansiedade, se está marcado para abrir as 8h, as pessoas comecem a chegar muito cedo. Especialmente aqui foram duas filas grandes. Então, hoje abrimos mais cedo, fizemos um acolhimento mais cedo", afirmou, apontando que os profissionais de Saúde começaram a chegar às 7h.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) admite que a formação de filas é decorrente da ansiedade dos idosos pela vacina. Entretanto, orienta as pessoas das faixas etárias estabelecidas para imunização a não irem aos pontos de aplicação antes da abertura das unidades. “É melhor que venham mais próximo ao meio-dia, porque tem muito menos movimento e a vacinação é mais rápida”, orienta o secretário Mauro Sparta.

Além disso, a prefeitura recomendou que os idosos levassem cadeiras para se sentarem e ficarem mais acomodados. Fioravante Possara foi um dos gaúchos que tomou a primeira dose nesta quinta-feira. Aos 88 anos, o morador do bairro Menino Deus recebeu o imunizante no Posto Santa Marta, para onde foi sozinho. 

"Eu moro com minha filha de criação, perdi a mulher faz mais de um ano. Então, eu vim sozinho. Vou no banco, faço comida, tudo sozinho", contou. O "Nono", como é conhecido, explicou as razões pelas quais se vacinou. "Para zelar minha vida e ter saúde, para mandar embora essa doença. Que ela vá para longe e deixe a gente".

Nessa quarta-feira, o Paço Municipal contabilizou mais de 3,3 mil vacinas aplicadas, quando idosos acima dos 90 anos começaram a ser imunizados. A campanha volta a ser ampliada nesta sexta-feira, beneficiando quem tem entre 85 e 87 anos. Além da unidade Modelo, há doses nos postos IAPI, Camaquã, São Carlos, Morro Santana, Moab Caldas, Assis Brasil, Santa Marta, Santa Cecília e na Clínica da Família Álvaro Difini. Fioravante Possara celebrou chegada da vacina | Foto: Alina Souza

No posto de Saúde Modelo, o bancário aposentado Silvano Oliveira Marques, 88 anos, informou que chegou ao local antes das 8h, e estava satisfeito com o atendimento e o  empenho dos funcionários. "Estou muito feliz e gostei da atenção dos servidores. Quero vacina pra todos", acrescentou.

Nas unidades de saúde, o horário de atendimento é das 8h às 17h. No estacionamento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na rua Coronel Corte Real, 975, acontece entre 8h e 17h. O acesso dos veículos é pela rua Dário Pederneiras, com saída pela rua Corte Real. No estacionamento do Hipermercado Big, na avenida Sertório, 6.600, o atendimento é das 8 às 17h, e conta com o apoio do Exército Brasileiro nos quatro estandes de vacinação.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895