Geral

Menino que tem agulhas no corpo caminha e pode deixar a UTI

Criança se alimenta normalmente, mas ainda usa sonda vesical

É considerado bom o quadro clínico do menino M.S.A de 2 anos e sete meses que teve dezenas de agulhas introduzidas por todo o seu corpo. Neste feriado de Natal, ele ganhou um grande presente: caminhou pela primeira vez desde que chegou ao Hospital Ana Neri, em Salvador, há pouco mais de uma semana. Os primeiros passos foram dados com o auxílio de fisioterapeutas, sob os olhos atentos da mãe, Maria Souza Santos, que o acompanha.

Conforme o diretor da unidade médica, Roque Aras, em razão da progressiva melhora apresentada pela criança, M.S.A deve ter alta da UTI pediátrica no sábado para um quarto. A transferência, no entanto, segundo ele, só será confirmada após avaliação detalhada, no período da manhã, de toda a equipe multidisciplinar, que o acompanha. "Essa caminhada faz parte do processo de recuperação dele", explicou Roque Aras.

Em uma semana, M.S.A passou por duas cirurgias, que resultaram na retirada de 18 agulhas do seu pulmão, coração, fígado, intestino e bexiga. De acordo ainda com o médico, um terceiro e provavelmente último procedimento cirúrgico neste período, deverá acontecer na próxima semana, quando serão extraídos objetos metálicos localizados no canal medular e na região do pescoço, que ainda impõem riscos à vida do menino.

Roque Aras disse que a criança se alimenta normalmente, mas ainda usa sonda vesical, que deverá ser retirada dentro de dois dias. "Mas, os exames demonstram que já não existem sinais de infecção e ele está muito bem", observou o médico, acrescentando que "existe uma agulha no canal medular e outras paralelas à coluna e no pescoço, não sabemos exatamente quantas. A equipe vai se reunir para ver como será feito o procedimento", explicou Aras.

Em Ibotirama, cidade localizada às margens do Rio São Francisco, no interior baiano, o três acusados da tentativa de homicídio contra o menino seguem presos. Dois deles, o ex-padrasto do menino, Roberto Carlos Magalhães, que confessou ter introduzido as agulhas no garoto, e a suposta amante dele, Capistana Ribeiro dos Santos, com a prisão preventiva decreta. A amiga de Angelina, Maria dos Anjos Nascimento, que também foi apontada por Roberto Carlos como cúmplice, pode ser liberada por falta de provas concretas.