Menino recebe transplante duplo de mãos nos Estados Unidos

Menino recebe transplante duplo de mãos nos Estados Unidos

Zion Harvey passou por primeira operação deste tipo em sua faixa etária

AFP

Zion Harvey passou por primeira operação deste tipo em sua faixa etária

publicidade

Um menino de oito anos recebeu um duplo transplante de mãos. O feito foi divulgado nesta terça-feira pelo Hospital de Crianças da Filadélfia, nos Estados Unidos. Foi a primeira operação do tipo para esta faixa etária. A equipe médica enxertou em Zion Harvey as duas mãos e os antebraços de um doador. Nascido em Baltimore, o menino perdeu as mãos e os pés após uma grave infecção, que também o obrigou a um transplante de rim.

Zion caminha e consegue comer, escrever e até jogar videogame com o auxílio de próteses. Seu sonho agora é lançar uma bola com as novas mãos.  O transplante, realizado por uma equipe médica multidisciplinar de 40 pessoas, durou mais de 10 horas, segundo o hospital.

A equipe, dividida em quatro grupos, utilizou placas e parafusos para fixar os ossos, antes de ligar cuidadosamente as artérias e veias para restabelecer o fluxo de sangue. Em seguida, os cirurgiões conectaram tendões, músculos e nervos.

O menino, que permanece internado e recebe medicamentos contra a rejeição, foi escolhido para este duplo transplante devido a seu estado de saúde específico. "O transplante de rim após sua infecção o fez um bom candidato para o transplante porque já recebia medicamentos para evitar a rejeição", disse Benjamin Chang, diretor do programa de transplante de mãos do Hospital de Crianças da Filadélfia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895