Mercado Central de BH é apresentado como modelo aos candidatos à prefeitura de Porto Alegre

Mercado Central de BH é apresentado como modelo aos candidatos à prefeitura de Porto Alegre

Centro de abastecimento mineiro é apontado como um dos três melhores mercados do Mundo

Cláudio Isaías

Nem todos candidatos ao Paço Municipal compareceram ao encontro realizado nesta quarta-feira

publicidade

O modelo de gestão do Mercado Central de Belo Horizonte foi apresentado nesta quarta-feira aos candidatos à prefeitura de Porto Alegre durante uma reunião na sede da Associação do Mercado Público Central (Ascomepc). O centro de abastecimento mineiro foi escolhido um dos três melhores mercados do Mundo, segundo a revista Latam, e é considerado o maior ponto turístico da capital mineira.

O local conta com 360 lojas e 420 vagas de estacionamento que recebe um média de 53 mil veículos por mês. Os dados foram apresentados pelo superintendente do Mercado de Belo Horizonte, Luiz Carlos Braga, que destacou que pela área de 21.460 metros quadrados de área construída passam uma média de 32 mil clientes por dia e, aos sábados, o número de visitantes chega a 58 mil.

"O Mercado Público de Porto Alegre com 152 anos de história com certeza é o local mais lembrado pelos porto-alegrenses e pelos turistas. Por esse local, passam cerca de 80 mil pessoas por dia que vão estar vendo os produtos das bancas. São mais de dois milhões de pessoas por mês e potenciais clientes. Esse local é uma maravilha em termos comerciais", acrescentou.   

Segundo Braga, o Mercado Público é o único privado da América do Sul gerido por uma associação que é responsável pela geração de 2.620 empregos diretos. O local oferece ainda visitas guiadas por uma educadora, um monitor e um segurança, que acompanham alunos e professores em um passeio. Além disso, o mercado de Belo Horizonte oferece guias bilingues para atender grupo de até 20 pessoas. 

A presidente da Ascomepc, Adriana Kauer, disse que os 106 permissionários do Mercado Público contrataram uma empresa para a realização de uma consultoria com o objetivo de elaborar um projeto para reativar plenamente o centro de abastecimento. O estudo será encaminhado a todos os candidatos a prefeitura de Porto Alegre e aos vereadores. Ela lamentou que após sete anos do incêndio (julho de 2013) que atingiu o segundo piso do Mercado, o local ainda esteja fechado. "O Mercado Público é um espaço em que os porto-alegrenses e os turistas gostam de estar", ressaltou. 

Adriana Kauer passou quatro dias na capital mineira, onde foi apresentada a todos os detalhes que fazem do centro de abastecimento de Minas Gerais um dos mais importantes e reconhecidos do mundo. Da visita, surgiu o convite para que Luiz Carlos Braga, superintendente do local, viesse a Porto Alegre apresentar o modelo de administração implantado e que, ao longo dos anos, vem atendendo a todas as necessidades tanto dos comerciantes quanto dos clientes que frequentam o Mercado.

Na década de 1960, o Mercado Central de Belo Horizonte foi arrematado pela Associação dos Comerciantes e nunca houve qualquer mudança em relação à gestão. “A prefeitura entendeu que ninguém melhor para cuidá-lo do que os que mantinham negócios no local", acrescentou.

Miguel Rossetto (PT), pré-candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Manuela d'Ávila (PCdoB), disse que o Mercado Público é o patrimônio da cidade e o ponto de encontro da população e tem que ser preservado o seu caráter público.

O vereador Valter Nagelstein, candidato à prefeitura pelo PSD, afirmou que o Mercado Público é uma joia de Porto Alegre e é inaceitável que o segundo piso esteja fechado há sete anos.

A deputada federal Fernanda Melchionna (Psol), candidata à prefeitura, recordou das perdas decorrentes do incêndio ocorrido em 2013. O candidato Gustavo Paim, do PP, atual vice-prefeito, disse que o Mercado Público tem um potencial turístico, cultural e histórico que Porto Alegre precisa compreender bem. O Mercado Público, segundo Paim, precisaria de mais segurança, limpeza e poderia funcionar inclusive no domingo. Os demais candidatos não compareceram. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895