Além da ampliação de horário, também foi inaugurada a reforma da sala de lixo seco e a nova câmara fria para resíduos orgânicos. Segundo o secretário, as melhorias integram o processo de qualificação da estrutura do Mercado Público. “Com esses investimentos, estamos melhorando a gestão dos resíduos produzindo e oferecendo um produto melhor aos nossos clientes.”
Para o prefeito, as melhorias respondem aos pedidos dos usuários. “Agora muitos trabalhadores vão poder sair dos seus serviços e virem aqui fazer as suas compras ou usufruir das estruturas”, destacou ele. As melhorias também integram o projeto de revitalização do Centro Histórico de Porto Alegre, junto com remoção dos camelôs para o camelódromo e a recuperação do Chalé da Praça XV. Outra novidade é que, até o final do ano, serão inauguradas mais duas lojas, na área de alimentação, oferecendo uma variedade maior aos clientes.
A administradora do Mercado, Adriana Leão, anunciou ainda que está sendo realizada uma das melhorias mais aguardadas pelos usuários: as reformas dos banheiros. O serviço ainda não foi concluído devido a ajustes junto à empresa prestadora de serviço.
O presidente da Associação de Comerciantes do Mercado Público, Paulo Henrique Gottert, a área sempre ocupou um espaço cativo no coração dos porto-alegrenses. Segundo ele, este momento é o ápice de uma onda de melhorias geradas pelos próprios comerciantes para oferecer um melhor produto aos seus clientes. “Acompanhando os investimentos feitos em algumas bancas, toda a estrutura começou a melhorar também, favorecendo a todos”, destacou.
Nos últimos meses, o Mercado Público também recebeu diques externos para área de mesas nas lojas com frente para o Largo Glênio Peres. Outra novidade foi a substituição das lixeiras, além da instalação de dois bicicletários no Largo Glênio Peres, com condições de abrigar 32 bicicletas.