Mesmo com emergência fechada, pacientes buscam atendimento no Clínicas
capa

Mesmo com emergência fechada, pacientes buscam atendimento no Clínicas

Setor do hospital ficará fechado por 12 dias a partir deste sábado

Por
Correio do Povo

Emergência do Hospital de Clínicas ficará fechada até 24 de novembro

publicidade

Apesar do alerta prévio sobre o fechamento temporário da Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) a partir deste sábado, vários pacientes apareceram nesta manhã em busca de atendimento. Muitos desconheciam a medida que havia divulgada com antecedência, mas outros sabiam e mesmo insistiam em querer ter acesso ao serviço que estava com as portas fechadas e luzes apagadas em seu interior, tendo alguns bancos servindo de barreira adicional. Cartazes afixados nos vidros traziam esclarecimentos. Quem chegava no local recebia orientações para procurar outras instituições de saúde.

Situado na rua Ramiro Barcelos, bairro Santa Cecília, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre informou que a Emergência permanecerá fechada até o dia 24 deste mês para a realização de limpeza nos dutos de ar-condicionado e manutenção em geral do setor. De acordo com o HCPA, a limpeza dos dutos de ar a cada dois anos é uma exigência legal da Vigilância Sanitária com o objetivo de garantir a segurança de pacientes e profissionais, pois os aparelhos acumulam bactérias e fungos que podem se propagar pelo ambiente.

Desde o dia 2 deste mês teve início a restrição dos atendimentos sendo recebidos na ocasião apenas de pacientes encaminhados pelo Samu e com risco de morte. A medida visou deixar o espaço vazio para viabilizar a ação de limpeza e manutenção.

Em nota, o HCPA lembrou que “o gestor municipal e demais autoridades foram notificados com a devida antecedência para viabilizar a ação”. Responsável pela Emergência do HCPA, o médico Ricardo Kuchenbecker agradeceu a compreensão dos pacientes, lembrando que a medida é “indispensável para continuarmos atendendo com qualidade e segurança”.