Mesmo com previsão de chuva, rios devem continuar baixando

Mesmo com previsão de chuva, rios devem continuar baixando

Imagens de satélite mostram diferença nos leitos antes e depois da enchente

MetSul

Comparação das imagens

publicidade

Duas imagens de satélite ao lado mostram registros do Centro do Estado nos dias 7 e 25 de julho. Na imagem do dia 7 (superior na montagem abaixo), sob condição de normalidade, é possível observar apenas as lagoas e o Jacuí. Na desta segunda-feira (interior), aparecem também os rios Taquari, Caí, Sinos e Gravataí, indicando como as cheias tiveram grandes proporções. Clique aqui para conferir a animação da MetSul.

• Região Metropolitana tem tarde de calor de 30ºC

A chuva prevista para atingir o Estado nesta terça-feira não deve interromper o ritmo de baixa dos rios ainda cheios, já que a frente fria passará rapidamente e os volumes altos devem ser mais localizados. O que exigirá atenção, conforme a MetSul Meteorologia, será a chuva que deve afetar o Centro e o Norte do Estado entre quinta e domingo. Modelos de computador não indicam acumulados de precipitação tão altos quanto na semana passada, mas projetam volumes de 50 a 100 mm em pontos da Metade Norte, podendo causar breve e nova alta dos rios.

Um risco com chuva mais volumosa é a possibilidade de quedas de barreiras pelo solo seguir saturado pelas intensas precipitações recentes.

Rios devem continuar baixando no Estado / Imagem: Nasa / MetSul / CP


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895