Uma área de baixa pressão avança do Norte e deve se afastar para o mar nesta sexta-feira. Enquanto cruza sobre o Estado, este sistema reforça a instabilidade. A MetSul mantém o indicativo de que a chuva deverá ser irregular, mas reitera o alerta de risco de precipitação intensa com altos acumulados de água (50 mm a 100 mm) em curtos períodos para qualquer região do Estado, o que pode trazer transtornos. A MetSul também não descarta a possibilidade de temporais isolados com vento forte e granizo.
Em apenas três horas, durante a madrugada desta quinta-feira, o acumulado de chuva em Porto Alegre apurado na estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no bairro Jardim Botânico foi de 49 mm - volume que corresponde a 56% da média histórica mensal de abril, que é de 86,1 mm.
A chuva na Capital veio acompanhada de raios com registro de alagamentos em vários pontos da cidade e falta de energia elétrica em alguns pontos. Conforme a MetSul, pode voltar a chover com força em Porto Alegre, sobretudo na segunda metade do dia de hoje e no começo da sexta. O tempo melhora em grande parte do Estado amanhã, porém o começo do dia ainda pode ter chuva forte localizada no Leste.
Alerta vale para SC e PR
A advertência de chuva forte vale também para Santa Catarina e Paraná, mas principalmente para o Leste catarinense. As áreas mais preocupantes são a Grande Florianópolis, o Litoral Norte de Santa Catarina e o Vale do Itajaí, onde já choveu entre 100 mm e 200 mm em algumas cidades durante as últimas 48 horas . Com a chuva forte que ainda deve cair, e que pode trazer alagamentos e mais inundações, agrava-se o risco de deslizamentos.