Metroplan vai fiscalizar com imagens uso do passe livre estudantil

Metroplan vai fiscalizar com imagens uso do passe livre estudantil

Equipamento em fase de implementação vai filmar o validador quando beneficiado cruzar a catraca<br />

Rádio Guaíba

publicidade

O passe livre estudantil vai equipar o transporte público metropolitano com um sistema de reconhecimento facial a fim de evitar fraudes na utilização do benefício. O objetivo da melhoria, em fase de implementação, é viabilizar aos estudantes beneficiados uma fiscalização eficiente. O sistema vai funcionar através de um equipamento posicionado de forma estratégica para capturar imagens do validador e da catraca no instante da utilização do cartão. Na tarde desta quarta, na sede da Metroplan, na Capital, serão entregues as primeiras carteiras do Passe Livre.

A Metroplan também contratou serviços de suporte técnico para qualificar a gestão do serviço de transporte intermunicipal. A tecnologia vai revelar indicadores diários de número de passageiros por quilometragem, horário de pico por linhas, atrasos dos coletivos, indicadores de multas das empresas prestadoras de serviço e os pontos de isenção de passagem. A implantação prevê 16.040 horas de serviços de suporte técnico.

Além do passe livre, a tecnologia vai ajudar também na implantação do bilhete único. Um conjunto de painéis vai permitir acompanhar de forma automatizada e georeferenciada (visão detalhada em mapas) a bilhetagem das concessionárias e linhas dos municípios, permitindo ações corretivas em tempo real.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895