Geral

Metroviários decidem retomar estado de greve

Categoria alega que alguns termos do acordo de dissídio coletivo foram retirados do documento

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transporte Metroviário e Conexas do Rio Grande do Sul (Sindimetrô/RS) decidiu retomar o estado de greve durante assembleia realizada na tarde desta quarta-feira na Capital. A medida foi aprovada por unanimidade após a análise dos termos do acordo de dissídio coletivo apresentado pela Trensurb à categoria, na terça-feira, em reunião mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Conforme o Sindimetrô, várias cláusulas foram retiradas do documento.

Agora, a categoria pede um segundo encontro com a desembargadora Rosane Serafini Casanova para tentar incluir os itens que foram retirados do texto. Se as cláusulas não forem anexadas, o Sindimetrô deixa claro que pode votar um indicativo de greve. Entre os itens removidos, está a garantia de estabilidade no emprego, até 2015, para 24 diretores da entidade, responsáveis pelas negociações entre a empresa e a categoria.

Em contrapartida, a categoria aceitou a proposta de reajuste salarial de 5,1% apresentada pela companhia. No dia 21 de maio, o sindicato parou o Trensurb, inclusive nos horários de pico, deixou 170 mil usuários sem o serviço e levou multa de R$ 140 mil.

Bookmark and Share