Ministério Público recebe laudos sobre morte de peixes no Rio dos Sinos

Ministério Público recebe laudos sobre morte de peixes no Rio dos Sinos

Problema foi causado pela falta de oxigênio na água, segundo análise

Marjulie Martini / Rádio Guaíba

publicidade

O Ministério Público (MP) recebeu, nesta terça-feira, os resultados parciais das análises feitas em peixes coletados no Rio dos Sinos, após a mortandade ocorrida no início do mês. O laudo produzido pelo laboratório contratado pelo MP aponta como principal causa da morte dos animais a insuficiência cardiorespiratória consequente da falta de oxigênio, que pode decorrer da presença de substâncias de origem orgânica (esgoto doméstico ou industrial), associada à degeneração do fígado por conta de lançamentos de resíduos químicos na água.

As substâncias que podem ter gerado o problema ainda precisam ser identificadas em outros exames feitos com amostras da água do Sinos. Entre os dias 1º e 5 de dezembro, mais de 16 toneladas de peixes morreram no local. Cerca de 20 empresas já foram vistoriadas pela Delegacia de Proteção do Meio Ambiente e, conforme a delegada Elisângela Reghelin, quase todas apresentaram problemas com a emissão de efluentes. Amostras foram coletadas e mandadas pela Polícia Civil para análise.

A Promotoria Regional de Defesa do Meio Ambiente aguarda, agora, a remessa dos demais laudos, em especial da água e dos sedimentos coletados, para fazer uma análise técnica e confrontar os resultados obtidos. Ainda não há prazo para o recebimento das análises.
 
Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895