Ministério quer imunizar 259 mil adolescentes contra HPV no RS

Ministério quer imunizar 259 mil adolescentes contra HPV no RS

Vacinação para meninas entre 9 e 13 anos começará a partir de março de 2014

Cláudio Isaías / Correio do Povo

publicidade

A vacinação gratuita contra o HPV, papilomavírus humano, para adolescentes de 9 a 13 anos será realizada nos postos de saúde e escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul a partir de março de 2014. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 259 mil adolescentes no Estado.  “No caso da população indígena, mais vulnerável, já no próximo ano serão vacinadas todas as adolescentes de 9 a 13 anos”, ressaltou nesta sexta a médica pediatra Ana Goretti Kalume Maranhão, vice-coordenadora do Programa de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Ela participou do 2º Congresso Internacional de Controle do Câncer da Mulher, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Segundo Ana Goretti, a faixa etária foi estabelecida porque a vacina é altamente eficaz nas populações ainda não expostas ao HPV, antes do início da vida sexual.  Conforme a médica pediatra, a implantação da imunização será gradativa no país. Em 2014, a população alvo será composta por adolescentes na faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinados as adolescentes entre 9 e 11 anos e a partir de 2016 serão vacinadas meninas de 9 anos, totalizando 12 milhões de adolescentes.

De acordo com Ana Goretti, o HPV é responsável por 100% das incidências de câncer da cervical. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que aproximadamente 291 milhões de mulheres em todo o mundo são portadoras de HPV, sendo que 32% destas infectadas pelo sub tipo 16 e 18, presentes em 70% dos casos de câncer da cervical. 

A produção nacional da vacina contra o HPV é resultado da parceria para transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e o laboratório MerkSharpDohme, detentor da tecnologia. O investimento do Ministério da Saúde para a aquisição de 12 milhões de doses é de R$ 360,7 milhões, apenas no primeiro ano de introdução da vacina.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895