Ministro da Saúde projeta para setembro recursos para UPAs no RS

Ministro da Saúde projeta para setembro recursos para UPAs no RS

Onze unidades seguem fechadas após conclusão por falta de verbas no Estado

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Acordo com governo estadual permitirá abertura de UPA em Santa Cruz do Sul, em agosto

publicidade

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, que cumpre agenda no Rio Grande do Sul, estimou que a Pasta possa liberar até setembro de 2016 recursos para a abertura de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) já concluídas em cidades gaúchas, mas ainda sem uso. O titular da Saúde reconheceu, entretanto, que ainda é necessário "aval da Fazenda".

Nesta semana, o secretário da Saúde João Gabbardo esteve em Brasília para cobrar a abertura das unidades. Em todo o país, há UPAs que não abriram por falta de verba no município. No Rio Grande do Sul, ao menos 11 seguem fechadas, enquanto outras seis começaram a funcionar com restrições.

A maioria das prefeituras já recebeu investimentos para a compra dos equipamentos necessários, mas a manutenção das unidades não está garantida. A conservação de equipes para o funcionamento é a contrapartida de responsabilidade do município.

Ainda nesta sexta-feira, o ministro garantiu a liberação de recursos para obras de modernização do Hospital Santa Clara, do Complexo da Santa Casa. A segunda fase de construção vai contar com recursos federais na ordem de R$ 10 milhões do Ministério da Saúde e contrapartida da instituição. Os valores serão utilizados na reforma da maternidade e da UTI Neonatal, além da construção de um novo andar cirúrgico.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895