MLB ocupa prédio no Centro de Porto Alegre

MLB ocupa prédio no Centro de Porto Alegre

Porta-voz do movimento explicou que mais de 300 pessoas estão no interior do edifício

Correio do Povo

Porta-voz do movimento explicou que mais de 300 pessoas, em sua maioria negros e negras, estão no interior do edifício

publicidade

O Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) ocupou ao amanhecer de sábado um antigo prédio, de quatro pavimentos, localizado na esquina das ruas General Câmara e General Andrade Neves, no Centro de Porto Alegre. A porta-voz do MLB, Jussara Vaz dos Santos, explicou que cerca de 100 famílias estão no interior do edifício.

De acordo com ela, o imóvel abandonado pertenceria ao Ministério Público do Estado. O objetivo é resistir à tentativa de desocupação e obter a moradia definitiva no local. A maior parte das famílias veio do morro da Cruz e do bairro Lomba do Pinheiro, tendo sido atingidas pelo aumento do aluguel, perda dos pertences decorrente das enchentes ou por estarem em áreas de risco.

A ocupação recebeu o nome de Lanceiros Negros em homenagem aos 171 anos do episódio conhecido como Massacre dos Porongos, ao final da Guerra dos Farrapos, onde centenas de combatentes farroupilhas chamados de “lanceiros negros” foram mortos entre os dias 13 e 14 de novembro. A chacina foi acerta em um acordo entre o líder farrapo David Canabarro e o comandante do exército imperial, Caxias.

Já a coordenadora do MLB, Nana Sanches, lembrou que a Constituição Estadual, no artigo 176, trata da inibição à especulação imobiliária e aos vazios urbanos. Para os integrantes do MBL, a ocupação está dentro da legalidade e haverá resistência diante de uma tentativa de despejo. “É a primeira ocupação do MBL no Estado”, observou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895