Moinhos de Vento ganha nova faixa para ônibus e lotações

Moinhos de Vento ganha nova faixa para ônibus e lotações

Circulação exclusiva para o transporte coletivo ocorre de segunda a sexta-feira

Cláudio Isaías

Fiscalização na região da avenida Independência foi reforçada com a presença de agentes da EPTC

publicidade

Os motoristas que trafegam pela avenida Independência e na rua Mostardeiro, no sentido do Centro para a zona Norte de Porto Alegre, precisam ficar atentos à novas regras de circulação na região. Começou a funcionar na manhã desta segunda a nova faixa exclusiva para ônibus e lotações no trecho da avenida Independência num total de 1.150 metros e de 500 metros na Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento. Os trechos no sentido Centro/bairro foram demarcados com sinalização vertical (placas) e por uma sinalização horizontal através de faixa azul contínua, com início após a praça Dom Sebastião, junto ao colégio Rosário, até a rua Florêncio Ygartua. A circulação exclusiva para o transporte coletivo (ônibus e lotação) ocorre de segunda a sexta-feira das 6h às 9h e das 16h às 20h. Nos demais períodos, o trânsito de carros será permitido.

A fiscalização na região da avenida Independência foi reforçada com a presença de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) que orientavam os pedestres sobre as mudanças na circulação. Na altura do número 352, o morador do prédio Esplanada Independência, o administrador de empresas Everton Siqueira, se aproximou do fiscal de trânsito para perguntar se poderia utilizar a faixa exclusiva de ônibus para realizar a conversão na rua Barros Cassal. "Estava com receio de utilizar a faixa e nada melhor do que tirar essa dúvida com o agente da EPTC", ressaltou. Próximo do colégio Rosário, na praça Dom Sebastião, os condutores dos veículos visualizam uma faixa com a mensagem: "Trecho com faixa exclusiva à frente. 2ª a  6ª feira das 6h às 9h e das 16h às 20h".

A EPTC informou que os motoristas de táxis, de aplicativos e de veículos particulares poderão utilizar a faixa de exclusiva para embarque e desembarque de passageiros nas calçadas de acordo com a sinalização existente - onde não houver placa de proibido parar e estacionar. No entanto, a parada deverá ocorrer no tempo estritamente necessário para a entrada e saída dos passageiros do veículo - conceito de embarque e desembarque que consta no Código de Trânsito Brasileiro. O acesso ao local prioritário deverá ser sinalizado com o uso do pisca-alerta. Porém, a empresa orienta e incentiva o uso das transversais, quando possível, para a chamadas ou embarque/desembarque de passageiros dos aplicativos e também de táxis, para evitar atrapalhar o fluxo de veículos na faixa exclusiva e o desrespeito à sinalização.

Após a fase da avenida Independência e da rua Mostardeiro, será implantada a faixa exclusiva dos ônibus na avenida Goethe, junto ao Parque Moinhos de Vento, onde os trabalhos já iniciaram. A faixa a ser implantada no sentido Sul/Norte irá beneficiar 62 mil usuários diariamente, em oito linhas de ônibus, com redução de 67% no tempo de viagem do trecho de 400 metros, que passará dos três minutos atuais a ser percorrido em apenas um minuto.

Estão sendo implantados em Porto Alegre, ao todo, 22 quilômetros em 16 trechos, o que representa um aumento de 130% em relação aos 17 quilômetros já existentes. Os locais que receberão faixas exclusivas além da avenida Independência e da rua Mostardeiro, são a avenida Goethe, a rua da Conceição (dois sentidos), as avenidas Mauá, João Goulart, Loureiro da Silva (sentido Túnel da Conceição), as ruas Paulo Gama e Luiz Englert, rua Siqueira Campos, avenida Ipiranga, trechos 2 e 3, rua Silva Só, avenida Azenha, rua 24 de Outubro e avenida Plínio Brasil Milano.

A faixa exclusiva para uso dos ônibus e lotações já existe na rua Cristóvão Colombo, nas avenidas Júlio de Castilhos e Independência, rua Voluntários da Pátria, avenidas Cavalhada e Nonoai, rua Brasil, avenidas Bento Gonçalves, Assis Brasil, Icaraí, trecho da Ipiranga e rua da Conceição junto a Estação Rodoviária de Porto Alegre.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895