Montagem do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre ocorre em meio à emoção

Montagem do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre ocorre em meio à emoção

É a primeira edição do evento de forma presencial desde o início da pandemia

Correio do Povo

publicidade

A montagem do Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, começou na manhã deste sábado com muita expectativa por ser a primeira edição do evento de forma presencial desde o início da pandemia em 2020. “Terá muita emoção, muita saudade, retorno”, previu a presidente da Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Liliana Cardoso Duarte, da Secretaria Municipal de Cultura. “Muita gente perdeu o pai e mãe que lideravam os piquetes e os filhos vão permanecer”, recordou. “A maioria são piquetes de famílias”, frisou. As duas edições anteriores foram online.

“Já tinha fila para entrar na noite de sexta-feira”, constatou ela. “Eles choravam de emoção ontem com os caminhões estacionados”, acrescentou, referindo-se ao pessoal que está erguendo os galpões de 10x10 metros. “Tem que aplaudir essa gente, ver o amor dessa gente em ficar ali, viver aquela cultura”, sublinhou. “Perdemos a revolução e comemoramos até hoje desse jeito, imagina se ganhasse, é uma loucura”, brincou.

Cada galpão deve contar com um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), previamente aprovado pelo Comando de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. Toda a estrutura de rede hidráulica e elétrica no parque já foi deixada pronta pela concessionária GAM3.

Segundo ela, os 230 piquetes, em sua maioria da Capital e alguns da Região Metropolitana de Porto Alegre, têm prazo para deixar os galpões de madeiras prontos até o dia 31 deste mês". Cada um faz seu estilo”, lembrou, mas frisando que o mesmo deve ser “gaúcho”. Liliana Cardoso Duarte lembrou que cada piquete deve apresentar um projeto cultural.

Entrada franca

Com entrada franca, o Acampamento Farroupilha acontece entre os dias 7 e 20 de setembro, ficando aberto das 7h à meia-noite de segunda a sexta-feira, pois nos finais de semana e feriados vai até os finais das madrugadas, por volta das 4h, por causa dos shows. O acendimento da Chama Crioula acontece no final da tarde do dia 7.

Acampamento Farroupilha terá início em 7 de setembro | Foto: Ricardo Giusti

A previsão é a de receber um público de ao menos 1,5 milhão de visitantes para acompanhar uma intensa programação, incluindo shows, palestras, oficinas e feiras de artesanato. Um dos destaques, como sempre, é a área gastronômica, com ênfase na culinária campeira, pratos típicos gaúchos e churrascos.

Para Liliana Cardoso Duarte, o Acampamento Farroupilha mantém “viva a identidade do Sul do país”. Na opinião dela, é preciso também assegurar a “identidade gaúcha na sua diversidade” apesar das resistências. De acordo com ela, “o negro e o índio são construções e base fundamental do estado da cultura do Rio Grande do Sul”. Nesse sentido, observou, o tema dos festejos farroupilhas deste ano é “Etnias do Gaúcho: Rio Grande, Terra de Muitas Terras”.

A realização do Acampamento Farroupilha comemora também os 250 anos de Porto Alegre. O evento é realizado pela prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Smcec), em parceria com a GAM3.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895