Moradora de Gravataí comemora 110 anos de vida

Moradora de Gravataí comemora 110 anos de vida

Idosa Justina Leria da Silva tem sete filhos, 23 netos e 42 bisnetos

Rádio Guaíba

Idosa Justina Leria da Silva tem sete filhos, 23 netos e 42 bisnetos

publicidade

Um dia após as comemorações do Dia do Idoso, a moradora de Gravataí Justina Leria da Silva festejou seu aniversário de 110 anos. Nascida em 2 de outubro de 1905, em Santa Rosa, foi uma das primeiras moradoras do Sítio Gaúcho, bairro em que vive desde 1981. Ela reside com a filha mais velha, Catarina, de 72 anos, e a caçula Fátima, de 57 anos. Justina teve sete filhos, 23 netos e, até agora, 42 bisnetos.

Sem problemas graves de saúde, a idosa passou a apresentar os primeiros sinais de falta de memória, conforme relatos da família. Ela descartou ter algum segredo para chegar a esta idade com saúde. "Eu não faço nada. Deus me dá saúde”. De acordo com dados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentado em 2010, Gravataí possuía, na época, apenas 12 moradores acima dos 100 anos.

A história de vida de Justina é motivo de orgulho para a família. “Ela trabalhou muito, lavou muita roupa em casa de família, até na casa da mãe da Xuxa, que morava em Santa Rosa, capinou na roça para nos sustentar. Ela nos criou sem pai, porque ele faleceu quando minha mãe estava grávida de mim. Depois que nos criamos, começamos a trabalhar para ajudar ela. Graças a Deus, está com saúde”, relatou a filha Fátima.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895