Geral

Moradores da Capital e da Região Metropolitana passam Natal sem água e luz

Corsan informou que abastecimento será retomado somente à noite

Não bastasse o calor intenso que tem assolado o Estado, muitas pessoas precisaram conviver com a falta de água e de energia elétrica na véspera do Natal e também nesta terça-feira. De acordo com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), ao menos 25 cidades ficaram desabastecidas entre ontem e hoje e a previsão de reabastecimento é somente para a noite desta terça-feira. O principal motivo apontado pela concessionária é o alto consumo. 

A idosa Almindorinda da Silva, de 75 anos, moradora de Guaíba, foi uma das gaúchas que sofreu com a falta de água. Sem opção, o jeito foi comprar bombonas para fazer a salada e até para dar banho nos netos. Segundo ela, no bairro Moradas da Colina, o desabastecimento é constante e quase estragou a ceia de Natal. “Pode faltar luz, mas água é brabo”, disse.
 
O morador do bairro Parque dos Maias, em Porto Alegre, Jeferson da Silva, de 35 anos, está sem luz desde a tarde dessa segunda-feira e, além de realizar a ceia de Natal com todos os familiares à luz de velas, precisou colocar os alimentos que estavam na geladeira no lixo. Descontente, o gaúcho reclama da falta de previsão por parte da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para o retorno da energia na cidade. “Nos passaram uma previsão para as cinco da manhã, depois para mais tarde e agora não tem mais previsão”, reclama.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da CEEE informou que há registros apenas de problemas pontuais na região Metropolitana.

Situação das cidades com falta de água
:

Alegrete - Alto consumo prejudica abastecimento do Centro e Vila Nova. Normalização durante a madrugada.

Alvorada - Baixa reservação e alto consumo prejudica o abastecimento da cidade. Normalização durante a madrugada.

Arroio dos Ratos - 
Conserto de adutora interrompe abastecimento da zona alta. Normalização ao meio-dia.

Cachoeirinha - Baixa reservação e alto consumo prejudicam o abastecimento dos bairros Anair, Fátima, Vista Alegre. Normalização durante a madrugada.

Carazinho - Baixa reservação e alto consumo prejudicam o abastecimento dos bairros Princesa, Vila Rica, Planalto, Conceição e Oriental. Normalização durante a madrugada.

Charqueadas - Baixa reservação e alto consumo prejudica abastecimento do bairro Manoel João. Normalização no início da manhã.

Eldorado do Sul - Problemas operacionais na ETA de Guaíba interrompem abastecimento dos bairros Sans-Souci, Medianeira e Residencial Eldorado. Normalização no início da manhã.

Gramado - Falta de energia elétrica na ETA de Canela interrompe abastecimento da cidade. Normalização durante a manhã.

Gravataí - Baixa reservação e alto consumo prejudicam o abastecimento dos bairros Cohab A,B C, Marrocos, Bela Vista, Jaqueline, Jansen, Passo das Pedras, Bom Sucesso, Neópolis, Pôr do Sol e Rosa Maria, Morada do Vale I, II e III, Dona Helena, Águas Claras, Planaltina, Recanto das Taquareiras, Marechal Rondon e Parque dos Eucaliptos. Normalização durante a manhã.

Guaíba - Baixa reservação e alto consumo prejudicam o abastecimento dos bairros São Jorge, Colina, Florida, Cohab/Santa Rita, Eldorado, São Francisco, Pedras Brancas e Vera Cruz. Normalização no início da manhã.

Lajeado - Baixa reservação e alto consumo prejudicam abastecimento do Jardim do Cedro. Normalização durante a madrugada.

Montenegro - Baixa reservação e alto consumo prejudicam o abastecimento dos bairros  Imigração, Santo Antônio, Panorama, Bela Vista, Progresso, São Paulo e proximidades (partes altas da cidade). Normalização durante a madrugada.

Nonoai - Problema mecânico em poço artesiano interrompe abastecimento dos bairros Canelles, Brasil, Balestrin, Anelock, Operário.

Parobé - Problemas mecânicos interrompem abastecimento da Cohab. Normalização ao meio-dia de quarta-feira, dia 26.

Porto Batista - Baixa reservação e alto consumo prejudicam o abastecimento da localidade. Normalização durante a madrugada.

Rio Grande - Problema operacional em bombeamento interrompe abastecimento dos bairros Parque Marinha, Cidade Nova e proximidades. Normalização no início da manhã.

Santa Cruz do Sul
- Baixa reservação e alto consumo prejudicam abastecimento dos bairros Ana Nery, Avifauna, margarida, Belvedere e Higienópolis. Normalização no início da manhã.

Santa Vitória do Palmar - Problema operacional em poço artesiano interrompe abastecimento da Vila Braziliana e proximidades. Normalização no início da manhã.

Santo Antônio da Patrulha - Baixa reservação e alto consumo prejudicam abastecimento dos bairros Bom Princípio, Cohab, Vila Rica, Bela Portugal, Cidade Alta. Normalização no início da manhã.

São Jerônimo - Alto consumo prejudica abastecimento dos bairros Bandeira Branca e Passo da Areia (parte alta da cidade). Normalização durante a madrugada.

Sapucaia do Sul - Baixa reservação e alto consumo prejudicam o abastecimento dos bairros Vargas e Parque Joel
Normalização durante a madrugada.

Seberi - Baixa reservação e alto consumo prejudicam abastecimento das partes altas da cidade. Normalização durante a madrugada.

Três Coroas - Baixa reservação e alto consumo prejudicam o abastecimento da Vila Nova. Normalização durante a madrugada.

Triunfo - Baixa reservação e alto consumo prejudicam abastecimento da cidade. Normalização durante a madrugada.

Viamão - Baixa reservação e alto consumo prejudicam o abastecimento dos bairros Santo Onofre, Tarumã, São Lucas, Orieta, Capororoca, Sitio Paloma, Espigão, Martinica, Florescente, Universal e proximidades. Normalização durante a madrugada.

Bookmark and Share