Moradores de Eldorado do Sul encaram dia de sol para limpezas e contabilizar prejuízos após chuvas

Moradores de Eldorado do Sul encaram dia de sol para limpezas e contabilizar prejuízos após chuvas

Segundo a Defesa Civil, 140 pessoas tiveram que deixar suas casas por conta de inundações

Cláudio Isaías

Segundo a Defesa Civil, 140 pessoas tiveram que deixar suas casas por conta de inundações

publicidade

Os bairros Cidade Verde, Chácara, Picada e Vila da Paz, em Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre, foram os mais afetados pela chuva dos últimos dias. Em alguns deles, a água alcançou mais de um metro e os moradores tiveram que utilizar barcos para se locomover nas ruas dos bairros.

No domingo, o cenário mudou completamente com a baixa das águas. O local que ainda permanecia alagado era a rua Z, no bairro Cidade Verde. A segunda-feira foi de limpeza para os moradores da avenida Lucas Espíndola e rua Ouro Verde. Na rua Z, uma parte das pessoas pode iniciar a lavagem das residências e contabilizar os prejuízos.

O aposentado Nelson Prestes disse que a prefeitura precisa buscar uma alternativa para solucionar o problema decorrente dos constantes alagamentos na região. Moradora da rua Z, na esquina com a avenida Lucas Espíndola, a doméstica Fátima Siqueira, disse que o desejo de todos é que não chova mais nos próximos dias. Ela aproveitou o dia de sol para lavar o pátio que estava com muito barro.

A Defesa Civil de Eldorado Sul realizou vistoria no bairro Cidade Verde, um dos locais mais atingidos pelos alagamentos. Os voluntários da Defesa Civil e da Prefeitura têm prestado apoio aos moradores. O coordenador da Defesa Civil de Eldorado do Sul, João Carlos Ferreira, informou que 140 pessoas tiveram que deixar suas casas em função dos alagamentos. Um total de 60 pessoas optaram pelos abrigos da prefeitura. Já o restante optou em ir para a casa de familiares.

"Não temos ninguém desabrigado ou desalojado na cidade", acrescentou. A Defesa Civil de Eldorado Sul montou um plano de contingências para a transferência de moradores atingidos pelos alagamentos para escolas municipais e para o ginásio municipal da cidade. O bairro Cidade Verde um dos mais atingidos é ocupado por 15 mil pessoas. 

As fortes chuvas que atingiram níveis, com média superior à prevista para esta época do mês em diversas cidades do Rio Grande do Sul, já ultrapassaram a marca de 100 mm. Esse cenário, associado à elevação dos níveis acumulados do Rio Jacuí, principalmente, no Rio Taquari, que teve sua maior enchente nos últimos 70 anos e nas bacias contribuintes do Guaíba, agrava ainda mais situação de inundação nas diversas áreas urbanas e rurais do município de Eldorado do Sul, onde mais de três mil pessoas foram atingidas pelos alagamentos.

As famílias desabrigadas foram levadas para as Escolas Municipais de Eensino Fundamental David Riegel Neto, Padre Antônio Vieira e Medianeira.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895