Moradores de São Leopoldo sinalizam buracos nas ruas da cidade

Moradores de São Leopoldo sinalizam buracos nas ruas da cidade

Prefeitura diz que já existe um plano de manutenção e melhoria do asfalto das principais vias

Stephany Sander

Já foram sinalizados mais de 200 trechos

publicidade

Cansados de esperar por melhorias nas ruas em que transitam, um grupo de 20 moradores de São Leopoldo sinaliza os principais buracos da cidade. De acordo com Anderson Ribeiro, o objetivo é chamar a atenção da prefeitura para a necessidade urgente de uma operação nas ruas.

“Contornamos os buracos com tinta branca e numeramos eles. Até agora já são mais de 200 trechos sinalizados”, explica, salientando que já foram usados mais de 16 litros de tinta. A ação foi feitas em ruas que concentram um grande número de carros e de irregularidades no asfalto como a Guilherme Müller, no bairro Vila Glória, na Av. Imperatriz Leopoldina, no bairro Feitoria, e em diversas vias dos bairros Santo André, Scharlau e Centro. “Vamos continuar demarcando os buracos até que a prefeitura não só cubra eles, mas inicie um projeto para revitalizar as ruas. Só tapar não resolve”, salienta Anderson.

O secretário de Obras de São Leopoldo, Sandro Cassel, comenta que a ação é interessante pois mostra a preocupação da população sobre a questão da mobilidade urbana. “Apenas discordamos da forma como isso foi feito, que mais parece um vandalismo. Nossa cidade não é a única que teve o asfalto danificado pelos últimos temporais. Nossa camada asfáltica tem mais de 30 anos e estamos aos poucos renovando ela”, explicou Cassel.

Segundo o secretário existe um planejamento, de manutenção das ruas, drenagem pluvial e melhorias de praças. “As operações tapa-buracos priorizam as ruas e avenidas por onde passam as linhas de ônibus da cidade. Diariamente utilizamos de 8 a 12 toneladas de asfalto e me menos de 20 dias foram tapados mais de 1,2 mil buracos da cidade”, complementa.

A Prefeitura afirma que planeja a liberação de recursos para que trechos como avenidas e vias expressas da cidade, sejam recuperadas integralmente. A ação deve ocorrer até o dia 10 de novembro. Para o próximo ano, é elaborado um projeto que será encaminhado ao Ministério das Cidades e solicita cerca de R$ 50 milhões de investimentos para a recuperação de vias e calçadas de São Leopoldo.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895