Moradores de Viamão tem água com gosto estranho e desabastecimento

Moradores de Viamão tem água com gosto estranho e desabastecimento

Corsan justifica problemas por estiagem e floração de algas no rio Gravataí

Fernanda Bassôa

publicidade

Desde a tarde de sábado moradores de Viamão tem sofrido com o desabastecimento de água. Entre os bairros atingidos, um dos mais afetados é a Vila Augusta. Além do desabastecimento, os moradores relatam que nas últimas semanas a água tem apresentado cheiro, cor e gosto estranho. A Corsan informou que na sexta-feira foram identificados problemas operacionais no bombeamento da Estação de Tratamento de Água de Alvorada, que também abastece a cidade de Viamão.

Segundo a Companhia, devido ao alto consumo causado pelas elevadas temperaturas, o sistema não conseguiu se equilibrar e apresentou oscilações no abastecimento durante o dia, em especial na região da Vila Santa Isabel.

Além disso, a Corsan informou que as alterações na água são causadas pela estiagem no rio Gravataí, ponto de captação onde houve o aumento de florações de algas. Estas, causam odor e gosto e mesmo com o tratamento de água é possível a percepção de alguma alteração pelos usuários. Entretanto, essas substâncias reduzidas a baixas concentrações não fazem mal à saúde. Isso porque a água distribuída é tratada e monitorada conforme padrão de potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde. A Corsan ressalta que as pessoas não devem consumir água de fontes alternativas, mesmo que o produto tenha bom aspecto.

Sobre a fiscalização do contrato, a Companhia lembra que tanto o poder público municipal quanto a Agergs, agência reguladora dos serviços de água e esgotos, realizam essa tarefa e que a construção de uma Estação de Tratamento de Água junto ao Rio Guaíba está em fase de projeto.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895