Moradores fazem fila para buscar qualificação em Rio Grande

Moradores fazem fila para buscar qualificação em Rio Grande

Programa oferece cursos de auxiliar de cozinha, serralheiro, entre outros

Valério Cabral / Correio do Povo

Estudantes e trabalhadores fazem fila por cursos gratuitos

publicidade

Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, centenas de pessoas formaram fila para se inscrever em cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Rio Grande, no Sul do Estado. As inscrições são realizadas desde às 8h e se estendem até às 17h, sem fechar ao meio-dia, em vários locais da cidade.

Cursos como serralheiro, montador de andaimes, auxiliar de cozinha, eletricista, confeiteiro e auxiliar de cozinha são disponibilizados através da parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

As inscrições, incluindo a opção por curso/turno/horário, ocorrem por ordem de chegada. Em caso de preenchimento de todas as vagas e suplências antes do horário do término, as bancas devem ser encerradas antecipadamente. No total, há 847 vagas disponíveis, sendo que 144 se referem a cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e serão administradas pela 18ª Coordenadoria Regional de Educação (18ª CRE). As vagas são direcionadas a alunos que estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio.

Quanto às 703 vagas restantes, a Comissão Municipal de Emprego informou que se destinam exclusivamente a pessoas maiores de 18 anos cadastradas no Programa Bolsa-Família. Para cada vaga disponibilizada, será inscrito um aluno suplente, o qual deverá ser chamado para suprir eventuais desistências ou irregularidades nas inscrições. As aulas iniciam já em abril.

Interessados devem se dirigir aos seguintes pontos: Coordenadoria da Vila da Quinta; Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) dos bairros Cidade de Águeda e Hidráulica; Escola Municipal de Ensino Fundamental Peixoto Primo, no bairro Querência; salão paroquial do bairro Santa Tereza; e sede da FGTAS/SINE, na rua Almirante Barroso, 185. Os candidatos deverão portar RG, CPF, comprovante de escolaridade (varia de acordo com o curso) e número do cadastro no Bolsa-Família.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895