A Rede Minha Porto Alegre está mobilizada pedindo a implantação de uma sinaleira na rua Dona Augusta com a rua Miguel Couto, no bairro Menino Deus. No local já foram registrados inúmeros acidentes, sendo o mais grave o do dia 8 de outubro, quando a colisão entre um carro e uma lotação resultou na morte de duas pessoas. A lotação que circulava pela rua Dona Augusta bateu em um Fiesta que colidiu contra um poste. O carro cruzou a preferencial sem parar.
A iniciativa de pedir mais segurança no trânsito do local ocorre através do aplicativo “Panela de Pressão”. As mensagens pedindo a instalação do semáforo na região serão enviadas diretamente ao presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari e a diretoria de trânsito.
A fundadora da Rede Minha Porto Alegre, Carolina Soares, disse que em outubro a EPTC realizou melhorias na sinalização da região, mas não atendeu a principal reivindicação dos moradores e especialistas de trânsito ouvidos pela Rede Minha Porto Alegre que recomendavam a instalação de uma sinaleira no cruzamento das ruas Dona Augusta com Miguel Couto.
Segundo Carolina Soares, existe relatos dos moradores que os acidentes no local são diários, mesmo com a sinalização colocada na região. “Queremos uma sinaleira para priorizar a circulação das pessoas, principalmente idosos e os alunos da escola Euclides da Cunha”, destaca.
Desde julho deste ano, rua Dona Augusta e a Silveiro passaram a ter sentido único e são preferenciais. Em nota, a gerência de Planejamento de Trânsito da EPTC informa que no caso específico das ruas Silveiro e Dona Augusta, um dos estudos técnicos efetuados após a implantação das mudanças foi a medição de velocidade dos condutores em diversos trechos das vias da região.
Com o resultado obtido, foi indicada a implantação de lombadas físicas na rua Dona Augusta, em dois trechos nas proximidades das ruas Barão do Guaíba (rota escolar) e Miguel Couto (conexão viária), além de redutores de velocidade (estreitamento com sinalização horizontal e tachões) na rua Silveiro.
A EPTC diz que foi avaliada a possibilidade de implantação de sinaleira, conforme solicitação da comunidade. No entanto, no momento, não existe indicação para semáforo no cruzamento das ruas Dona Augusta com Miguel Couto. O volume de veículos não é expressivo, não sendo enquadrado neste critério, conforme Manual de Sinalização Semafórica (Resolução 483/14).
Conforme a EPTC, a sinaleira não reduz a velocidade dos veículos, quando em preferência de passagem, pelo contrário, em razão da configuração retilínea do trecho com leve declive, a tendência é de maior aceleração para evitar a troca de sinal.
Moradores pedem sinaleira em cruzamento no bairro Menino Deus, em Porto Alegre
Duas pessoas morreram em colisão entre lotação e carro no local em 8 de outubro