Moradores protestam contra remoção da Vila Nazaré

Moradores protestam contra remoção da Vila Nazaré

Fraport alega precisar de área para ampliar pista do Aeroporto Salgado Filho

Eduardo Amaral

publicidade

A remoção dos residentes da Vila Nazaré, na zona Norte de Porto Alegre, não tem sido bem aceita pelos moradores do local. Na noite desta segunda-feira, cerca de 50 pessoas ocuparam uma faixa da Avenida Sertório, próximo ao bairro, contra a medida.

A remoção é uma necessidade alegada pela Fraport Brasil, empresa responsável pela administração e obras de ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A companhia prevê a ampliação da pista do terminal, e parte da obra impactaria justamente na Vila Nazaré.

No dia 15 de julho a juíza federal, Thais Helena Della Giustina, deferiu parcialmente a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público (MP). Ela determinou que uma nova reunião entres as partes seja realizada no dia 8 de agosto, quando a Fraport deverá apresentar uma solução habitacional que atenda a todos os moradores da Vila Nazaré.

A pista do Salgado Filho deve passar dos atuais 2.280 metros para 3.200 metros, o que permitirá que aeronaves de maior porte tenham operações no terminal. A previsão da empresa é que a reforma seja concluída até 2021.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895