Motoristas reclamam da quantidade de buracos nas ruas de Porto Alegre

Motoristas reclamam da quantidade de buracos nas ruas de Porto Alegre

Desde o dia 20 de abril, a Operação Tapa-Buracos passou por 580 vias da Capital

Cláudio Isaías

Motoristas precisam ficar atentos aos muitos buracos em Porto Alegre

publicidade

Os motoristas que circulam pelas ruas de Porto Alegre precisam ficar bem atentos a infinidade de buracos nas vias da Capital. Caso isso não ocorra, os condutores podem amargar um grande prejuízo. A reclamação dos motoristas é que toda a cidade está repleta de buracos.

Um dos locais que mais preocupam os moradores é a rua Gramado esquina com a Paulo Pontes, no bairro Jardim Palmeiras, na zona Sul de Porto Alegre. O taxista Alfredo Moraes, morador da rua Gramado, disse que presenciou diversos condutores sendo surpreendidos pelos buracos.

"O condutor que não prestar atenção poderá ter uma surpresa bem desagradável como um pneu furado ou até problemas mecânicos no veículo", destacou.

Na avenida Carlos Barbosa, próximo da rua Oscar Schneider, no bairro Medianeira, os motoristas acabam reduzindo a velocidade para evitar algum problema mecânico. Em alguns casos, os condutores que vêm do Centro de Porto Alegre em direção ao bairro quando se aproximam do buraco acabam por reduzir a velocidade e fazem o desvio.

A avenida Teresópolis, próximo da rua Anchieta, na zona Sul de Porto Alegre, é outro local que apresenta alguns buracos na via no sentido bairro/Centro. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) informou que as vias como o caso da rua Gramado, no Jardim Palmeiras, serão vistoriadas e programadas manutenção pelas equipes.

A Operação Tapa-Buracos, realizada desde o dia 20 de abril, já passou por 580 vias de Porto Alegre. Deste total, 332 ruas diferentes foram atendidas: em algumas as equipes passaram mais de uma vez para realizar a manutenção em diferentes pontos. O foco dos serviços está nos locais de maior circulação de trânsito e no atendimento de demandas do telefone 156.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana explica que a prioridade é amenizar significativamente a condição asfáltica das ruas. Neste momento, a Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da secretaria atua em buracos que comprometem a segurança no trânsito. As equipes iniciaram, no final de maio, os serviços de fresagem e aplicação de nova camada asfáltica em ondulações de pontos críticos.

Demandas desse tipo, que exigem maquinário especial, estão sendo programadas semanalmente, pois a prioridade continua sendo os buracos considerados mais prejudiciais à fluidez do trânsito. O serviço é realizado por três equipes da prefeitura de Porto Alegre e três empresas terceirizadas.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895