MP pede que presídio de Bento Gonçalves seja desativado

MP pede que presídio de Bento Gonçalves seja desativado

Rebelião ocorreu no local nesta manhã porque apenados não admitem vistorias

Rádio Guaíba

publicidade

O Ministério Público (MP) protocolou na tarde desta quinta-feira na Justiça um pedido de desativação total do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, onde uma rebelião foi registrada pela manhã. Segundo o promotor Gilson Borguedulff Medeiros, “os presos não querem a coibição do uso de drogas e de aparelhos celulares”. A administração da casa prisional relatou, de acordo com o promotor, que a rebelião ocorreu porque os apenados não admitem vistorias no local.

Durante a rebelião, houve registro de fogo em colchões e espancamento de um preso por outros apenados “redundando em situação tensa, inclusive insegura para o entorno”, contou Medeiros. O relatório apresentado pelo comandante da BM em Bento Gonçalves mostra que o presídio ficou praticamente destruído com a “estrutura severamente abalada”.

Conforme o MP, o Presídio Estadual de Bento Gonçalves sofre com superlotação, irregularidades no sistema de prevenção de incêndios e precariedade das condições sanitárias. O promotor também pediu a desativação do albergue que funciona no local e solicitou que o Estado seja intimado a transferir os apenados para outras unidades.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895