Mulheres do Vale do Sinos têm aulas de defesa pessoal gratuitas

Mulheres do Vale do Sinos têm aulas de defesa pessoal gratuitas

Atividade dura cerca de 50 minutos

Stephany Sander

Mulheres do Vale do Sinos têm aulas de defesa pessoal gratuitas

publicidade

Durante todo o mês de março, as mulheres do Vale do Sinos têm a oportunidade de conhecer técnicas de defesa pessoal de forma gratuita. A iniciativa é da instrutora de arte marcial Leila Ibarra, de 24 anos, que luta e ministra as aulas na escola Pa-Kua de Novo Hamburgo.

"No ano passado fiz uma edição de aulas de defesa para mulheres cobrando um valor simbólico e foi muito bacana. Agora, oferecemos as aulas gratuitas três vezes por semana. O esporte de luta é um ambiente masculino e às vezes, mesmo que a mulher tenha interesse em aprender, pode acabar se intimidando, por isso, a aula é feita de mulher para mulher", explica.

Ao final da atividade, que dura cerca de 50 minutos, Leila se preocupa também em passar dicas de segurança para as alunas. "Quando estiveram sozinhas, andem na rua de cabeça erguida. Isso pode ser decisivo, pois mesmo com medo, a mulher que passa segurança tem outra postura", diz. Ela alerta ainda para que as mulheres evitem andar perto de paredes e muros. "É muito imobilizar alguém jogando essa pessoa contra uma parede, ainda mais se for mulher". Outra dica importante é: nunca se deve reagir quando o assaltante ou violentador está armado.

Se destacando como a mais experiente no grupo, que tem na sua maioria mulheres entre 25 e 40 anos, Joseana Barison, 60 anos, já realizou mais de cinco aulas. "Eu sempre quis aprender a me defender, desde jovem tinha esta curiosidade. Resolvi fazer a aula experimental e gostei muito pois realmente nos deixa mais confiantes", afirma.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895