Município do Vale do Taquari foi atingido por meteoritos em 2009

Município do Vale do Taquari foi atingido por meteoritos em 2009

Duas pedras do tipo Siderito foram encontradas em Arvorezinha

Correio do Povo

Pedras que caíram em Arvorezinha foram consideradas raras por pesquisadores

publicidade

Semelhante ao fato ocorrido na Rússia nesta sexta-feira, o município de Arvorezinha, no Vale do Taquari, também foi surpreendido pela queda de meteoritos em 2009. No dia 16 de julho, moradores da cidade encontraram as pedras em duas áreas da cidade. Elas eram do tipo Siderito, consideradas raras por esepcialistas, pois apenas 5% do total de meteoritos são dessa classe.

Os meteoritos foram examinados pelos professores de Geociência da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Programa em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Ari Roisemberg e Antônio Pedro Vieiro.

Segundo os professores esses dois meteoritos pertenciam ao centro de alguma estrela ou planeta que tenha explodido há muitos anos, porém, não foi possível calcular com exatidão há quantos anos eles explodiram e muito menos de há quanto tempo estão junto ao solo da terra.

Uma das pedras foi encontrada numa propriedade rural na localidade de Pinhal Queimado. Ela pesava 131,4 quilos, com 50 cm de comprimento, 40 cm de largura e 23 cm de altura. A outra pedra foi encontrada a menos de cinco quilômetros do centro da cidade e pesava aproximadamente 145 quilos, medindo 50 cm de cumprimento, 40 cm de largura e 24 cm de altura.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895